Qual é a relação entre autoconhecimento e autogerenciamento?

relação entre autoconhecimento e autogerenciamento é bem evidente quando paramos para pensar sobre o assunto. Afinal, quando gerenciamos a nós mesmos, precisamos conhecer quem somos, o que queremos e por que queremos determinadas coisas, certo?

Sendo assim, neste texto nós reunimos algumas reflexões importantes sobre o assunto. Venha refletir conosco!

Qual a relação entre autoconhecimento e autogerenciamento?

A relação entre autoconhecimento e autogerenciamento nasce a partir do momento em que precisamos ter conhecimentos sobre nós mesmos na hora de nos “comandarmos”. Isso porque se não soubermos aonde queremos chegar, como poderemos montar um roteiro?

Um exemplo que pode ilustrar bem essa situação é o seguinte:

Imagine que você almeja fazer uma viagem. Você deseja, simplesmente, viajar. Mas não sabe para onde, nem quando, nem por que, com quem, nada disso… Como seria viável gerenciar um roteiro de viagem sem essas respostas? Impossível, certo?

Com o autogerenciamento e autoconhecimento não é diferente. Você precisa conhecer quem é, o que quer e o que deseja para, em cima disso, criar o seu roteiro.

1. Como gerenciar o que não conhecemos?

Seguindo o que refletimos logo acima, fica aqui um questionamento importante: Como podemos gerenciar algo que não conhecemos? Como vamos comandar um desenvolvimento pessoal e profissional se não sabemos o mínimo sobre a pessoa que será desenvolvida?

Muitas pessoas crêem que se conhecem de verdade só por, simplesmente, “serem elas mesmas”. Mas, o autoconhecimento é mais profundo do que isso. Para nos conhecermos de verdade, precisamos mergulhar dentro das nossas emoções, sonhos, medos, alegrias, desejos, etc.

Sem esse mergulho em nós, não temos informações o suficiente para gerenciar os passos que daremos em nossas vidas.

2. Nossos sonhos impactam no autogerenciamento

Entender quais são os seus sonhos é fundamental para gerenciar a sua vida. Por isso, quando pensamos na relação entre autoconhecimento e autogerenciamento devemos ter em mente que os nossos sonhos, muitas vezes, são a bússola de nossas vidas.

Sem eles, qualquer caminho pode servir para nós. E se qualquer caminho serve, não teremos tanto trabalho com relação ao autogerenciamento, concorda?

Por isso, justamente, que batemos nessa tecla de saber escutar o que realmente é interessante para você. Escute suas emoções, ouça mais sobre você mesmo, coloque no papel as suas metas e sonhos, e veja como isso fará a diferença na sua forma de lidar com o dia a dia e com a vida.

3. Entender nossos limites é fundamental

Por fim, entender os nossos limites também é primordial na hora de autogerenciar as nossas metas e atividades cotidianas. Afinal, sabemos até que ponto podemos nos expor a alguma atividade, além de entendermos quando é inviável seguirmos com algum plano.

Sendo assim, aprenda mais sobre o autoconhecimento e comece a praticá-lo se o seu objetivo é autogerenciar a si mesmo com mais coesão e efetividade. Não permita que essa falta de conhecimento sobre si seja o seu impeditivo para se desenvolver na vida.

Afinal, o desenvolvimento pessoal e profissional estão associados com a sua capacidade de se autogerenciar. E essa capacidade, por sua vez, tem uma relação direta com o autoconhecimento. Considere isso e bom desenvolvimento para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.