Redação UERJ: resumo da obra “O menino do Pijama Listrado”

O vestibular da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) é um dos processos seletivos mais concorridos do país. Ele ocorre anualmente conta com as seguintes etapas:  a primeira fase com os de Exames de Qualificação, e a segunda fase, conhecida como Exame Discursivo. Esse ano,  o romance “O Menino do Pijama Listrado”, faz parte da lista de leituras obrigatórias do vestibular, sendo cobrada na prova de redação do Exame Discursivo.

A obra literária “O Menino do Pijama Listrado”, escrita pelo autor John Boyne, é um poderoso relato que retrata a Segunda Guerra Mundial sob uma perspectiva única. Com uma narrativa sensível e emocionante, a obra nos transporta para um contexto histórico repleto de desafios e atrocidades, mas também de amizade e inocência. 

Contexto Histórico

A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, um dos períodos mais sombrios da humanidade, quando o regime nazista alemão perpetrava a perseguição e o genocídio de milhões de pessoas, principalmente judeus. Assim, o livro aborda o tema sob a perspectiva de Bruno, um menino de 8 anos, cujo pai é um oficial nazista de alta patente. Através dos olhos inocentes de Bruno, o leitor se vê confrontado pelas atrocidades do Holocausto e a descoberta do campo de concentração.

A obra “O Menino do Pijama Listrado” desempenha um papel fundamental ao abordar a guerra e o Holocausto de uma maneira acessível para jovens leitores e adultos. A obra transmite a importância de não perder a humanidade em meio à adversidade e mostra a necessidade de empatia, compreensão e amor em tempos de ódio e intolerância. O livro nos lembra das consequências devastadoras do extremismo e da discriminação. Em contrapartida, a obra reforça ao mesmo tempo a importância da amizade e da inocência.

Enredo da obra 

A história se concentra em Bruno, um menino alemão obrigado a se mudar para Auschwitz, quando seu pai é designado para trabalhar lá. Isolado e solitário, Bruno explora os arredores de sua nova casa e descobre uma cerca que separa seu mundo do de Shmuel, um garoto judeu que vive do outro lado. Apesar das circunstâncias e das diferenças, os dois desenvolvem uma amizade proibida e tentam compreender a realidade cruel que os cerca. Tendo os dois garotos como centrais, o enredo apresenta reviravoltas emocionantes e culmina em um desfecho impactante e comovente.

Personagens principais e foco narrativo

  • Bruno: O protagonista da história, um menino curioso e inocente que, aos poucos, começa a questionar as ações de seu país e a se conectar com a humanidade dos outros.
  • Shmuel: O menino judeu que vive do outro lado da cerca. Ele compartilha com Bruno uma amizade improvável, oferecendo-lhe uma perspectiva diferente da guerra e do sofrimento.

Construída em 3ª pessoa, a narrativa foca principalmente nas ações e pensamentos de Bruno. Essa escolha narrativa permite ao leitor enxergar a história através dos olhos de uma criança inocente. Desse modo, a narrativa proporciona uma perspectiva emocionalmente envolvente e potencializa o impacto das descobertas do personagem principal.

Sobre o autor 

John Boyne é um escritor irlandês, nascido no ano de 1971. Conhecido por suas obras de ficção para jovens e adultos, o autor ganhou reconhecimento em diversos países. Sua escrita é caracterizada por uma abordagem sensível de temas complexos e uma habilidade única de retratar as emoções humanas.

Boyne alcançou grande sucesso com “O Menino do Pijama Listrado”, que ganhou uma adaptação para o cinema e se tornou um best-seller internacional. Sua obra é reconhecida por sua capacidade de provocar reflexões sobre questões sociais e morais que tocam a sociedade.

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.