Veja passo a passo de como se inscrever no ENEM 2023

ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam concluído o ensino médio.

Hoje, o ENEM é considerado uma das provas mais importantes do país em nível nacional, sendo o alvo de milhares de estudantes brasileiros.

As inscrições para a prova poderão ser efetuadas a partir desta segunda-feira, dia 05 de junho de 2023. Assim, é fundamental que você tenha em mente as principais datas e informações sobre o ENEM 2023 para fazer a sua inscrição e participar do exame. 

Para te ajudar a fazer a sua inscrição, separamos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre as inscrições do ENEM 2023. Confira!

ENEM 2023: inscrições já podem ser feitas

Os candidatos poderão se inscrever no ENEM 2023 a partir de amanhã, dia 5 de junho. As inscrições permanecerão abertas até o dia 16 de junho de 2023.

O cartão de confirmação de inscrição na prova, com os horários e os locais de aplicação das provas, será disponibilizado pelo INEP no mês de outubro.

É importante ressaltar que os estudantes que precisarem solicitar atendimento especializado durante o ENEM 2023 já podem realizar os pedidos do mesmo a partir de hoje (05).

Os candidatos que ainda não concluíram o ensino médio e não estão no último ano do ensino médio podem participar da prova na modalidade treineiros.

ENEM 2023: passo a passo

Os candidatos deverão realizar a própria inscrição de forma online por meio da Página do Participante do ENEM, disponível no site do INEP, instituição responsável pela aplicação das provas.

Veja o passo a passo de como se inscrever na prova do ENEM 2023 a partir desta segunda-feira (5 de junho):

  • Preencha o formulário de inscrição com os seus dados pessoais. Os candidatos que já participaram de edições anteriores do ENEM não deverão completar todos os dados, já que alguns deles já estarão registrados na própria plataforma do INEP;
  • Preencha seus dados de contato;
  • Preencha o Questionário Socioeconômico;
  • Indique o local de prova para o ENEM;
  • Indique a opção de língua estrangeira: inglês ou espanhol;
  • Crie seu cadastro e senha para utilizar na Página do Participante.
  • Verifique as informações fornecidas e anexe uma foto.

Ao final da inscrição, verifique se todos os dados inseridos estão corretos.

ENEM 2023: taxa de inscrição

Depois de realizar o preenchimento do formulário de inscrição, você deverá pagar a taxa de inscrição para participar do ENEM.

Segundo o edital do ENEM 2023, a taxa de inscrição não sofreu alterações em relação ao ano passado. Assim, todos os candidatos que não foram contemplados com a isenção deverão pagar R$ 85,00.

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto bancário, PIX ou cartão de crédito. O boleto pode ser pago em lotéricas, agências bancárias, agências dos Correios que tenham o Banco Postal e aplicativos. É importante destacar que o prazo para pagamento da taxa de inscrição é 21 de junho de 2023.

Porém, os candidatos também puderam solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Puderam solicitar o benefício os estudantes que se encaixavam em uma das seguintes categorias:

  • Estudantes da rede pública ou bolsistas integral na rede particular;
  • Estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio e inscritos no CadÚnico.

A lista com os candidatos que receberam a isenção foi divulgada no mês de maio. É importante lembrar que os candidatos isentos também precisam se inscrever na prova.

ENEM 2023: como a prova funciona?

A prova do ENEM será composta pela redação e por quatro provas objetivas sobre as seguintes áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Ainda, é válido mencionar que a prova do ENEM é corrigida segundo o método TRI, Teoria de Resposta ao Item. É essencial que o candidato entenda como o TRI funciona para não ser prejudicado durante a correção das provas.

ENEM 2023: datas

As provas do ENEM 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Veja a divisão dos exames a seguir:

  • 05 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
  • 12 de novembro, das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Por fim, o gabarito oficial do ENEM 2023 será disponibilizado no dia 24 de novembro de 2023

Boa sorte no ENEM 2023!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.