Segunda Guerra Mundial: tópicos que você precisa dominar para o ENEM

O assunto é abordado com muita frequência pelo ENEM

A Segunda Guerra Mundial aconteceu entre os anos de 1939 e 1945 e foi um dos maiores conflitos da história da humanidade. A guerra começou no continente europeu, mas provocou consequências em países fora da Europa também.

Esse assunto é muito relevante também abordado com grande frequência por questões de história dentro das principais provas do país, com um destaque para o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Além disso, você também pode usar eventos e aspectos da Segunda Guerra Mundial como repertório para a sua redação, tanto no ENEM como nos vestibulares.

Assim, para te ajudar a alcançar um bom desempenho na prova de história do ENEM, o artigo de hoje separou um resumo completo com os tópicos sobre a Segunda Guerra Mundial que você precisa dominar. Vamos conferir!

O início do conflito

A Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia realizada pela Alemanha em setembro de 1939.

A Alemanha nazista, liderada por Adolf Hitler, invadiu a Polônia como resultado da política expansionista do regime nazista e o início da busca pela expansão da Alemanha no continente europeu.

Quem participou da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial envolveu diversos países de todo o mundo. Porém, dois grupos principais foram formados ao longo do conflito: aquele dos Aliados (Reino Unido, União Soviética, França e Estados Unidos) e o grupo do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Operação Barbarossa

A Operação Barbarossa foi uma ação militar organizada pela Alemanha de Adolf Hitler para invadir a União Soviética em 1941. 

Hitler tinha criado a ideia do espaço vital, por meio da qual os alemães acreditavam que um reino deveria ser estabelecido para ser habitado pelo “povo ariano”. Contudo, o território já era ocupado pelos eslavos e, assim, os nazistas organizaram a Operação Barbarossa para conquistar esse espaço.

O ataque, no ano de 1941, pegou a União Soviética despreparada. Porém, mesmo assim, a Operação foi um fracasso e a Alemanha não conseguiu anexar novos territórios soviéticos.

O Dia D

O termo “Dia D” é usado para denominar a operação militar do dia 6 de junho de 1944, marcada pelo desembarque das tropas dos Aliados na Normandia.

Para a operação, os Aliados usaram quase 15 mil barcos, mais de 600 navios e milhares de aviões. Foi determinado que a ofensiva seria realizada na França, já que o país havia sido recentemente dominado pelos nazistas.

O Dia D foi bem sucedido e a Normandia foi dominada pelos Aliados. Com isso, Paris foi libertada, marcando o fim da dominação nazista na Europa.

Bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki

No mês de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki para provocar a rendição do Japão no conflito. Porém, as bombas provocaram a morte de milhares de pessoas.

Essa foi a primeira vez que armas nucleares foram usadas em uma guerra, levantando preocupações sobre os perigos da guerra nuclear e influenciando a Guerra Fria que se seguiu após a Segunda Guerra Mundial.

O Holocausto

O termo “Holocausto” foi criado para denominar o extermínio em massa de cerca de seis milhões de judeus pelos nazistas. Os assassinatos ocorriam nos campos de concentração e nos campos de extermínio e fizeram parte da “Solução Final”, o plano de genocídio do povo hebreu colocado em prática por Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial.

Ao final do Holocausto, aproximadamente seis milhões de judeus, trezentos mil ciganos e muitos prisioneiros soviéticos, pacifistas, comunistas e socialistas teriam perdido as suas vidas nas mãos dos nazistas.

Consequências da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial terminou oficialmente em 1945, com a rendição do Japão após os ataques americanos. 

A consequência mais óbvia do conflito foi a morte de milhões de pessoas e a destruição de inteiras cidades em todo o mundo. Além disso, o conflito também provocou a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a cooperação internacional e prevenir conflitos entre os países do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.