Redação do ENEM: confira opções de repertórios para enriquecer o seu texto

redação é um dos elementos mais importantes das principais provas do país, como o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. A pontuação obtida na prova de redação poderá impactar significativamente a nota final do candidato no exame.

Uma redação de destaque é aquela em que o autor é capaz de sustentar os próprios argumentos com citações de autoridades e de especialistas, dados estatísticos ou fatos históricos: os repertórios.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje separou opções de repertórios literários que irão te ajudar a alcançar uma boa pontuação no seu texto. Vamos conferir!

O mundo de Sofia – Jostein Gaarder

O mundo de Sofia” é um livro muito interessante de Jostein Gaarder cujo enredo possui o objetivo explicar o pensamento dos principais filósofos do Ocidente de forma simplificada.

Na trama, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes estranhos. Ao longo da narrativa, porém, eles responsáveis por desencadear as reflexões mais profundas do livro.

O romance pode ser usado das mais variadas formas como um repertório para redação. Você pode encontrar diversas formas de repertório dentro de “O mundo de Sofia”, como o pensamento de filósofos e temas como liberdade individual, ética e muitos outros.

A Revolução dos Bichos – George Orwell

A Revolução dos Bichos” é um livro escrito por George Orwell, o mesmo autor de “1984”.

O livro possui como objetivo principal criticar e satirizar os regimes que afirmam agir em nome do bem comum e da igualdade, mas que, na verdade, não o fazem.

O romance “A Revolução dos Bichos” pode ser incluído como um repertório em temas de redação variados. Idealmente, use a obra em contextos que abordem a igualdade social, os regimes totalitários e a luta de classes.

A Peste – Albert Camus

A Peste” é um livro escrito pelo autor francês Albert Camus.

Albert Camus constrói a trama na pequena cidade medieval de Orã. Um dia, porém, a peste negra atinge o local e tudo começa a sofrer com transformações.

O enredo do romance propõe uma forte reflexão sobre o comportamento humano em meio à uma pandemia e à situações de restrições, as liberdades individuais e as doenças. Pode ser ideal para temas que abordem a saúde pública, as pandemias e o comportamento do ser humano.

A Metamorfose – Franz Kafka

A Metamorfose” é uma obra de Franz Kafka que aborda o processo de transformação do jovem Gregor: um dia ele acorda e percebe que foi transformado em um inseto.

O romance pode ser usado como um repertório dentro de textos que abordem os mais variados temas de redação, como as relações familiares, o mundo do trabalho e as doenças mentais.

Vidas Secas – Graciliano Ramos

Vidas Secas” é um romance escrito por Graciliano Ramos, renomado escritor do Movimento Modernista brasileiro.

A obra retrata a jornada de uma família que busca fugir da seca na região Nordeste do Brasil para conseguir melhores condições de vida.

Vidas Secas” pode ser usado como repertório em temas que estejam relacionados com a desigualdade social no Brasil, as migrações, a luta pela sobrevivência, o acesso desigual à escolaridade e a busca por melhores condições de vida.

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

A obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, escrita por Joaquim Maria Machado de Assis, é um dos livros mais aclamados de toda a literatura brasileira.

No romance, o protagonista Brás Cubas narra a sua história de maneira póstuma, ou seja, após sua morte e, portanto, a narrativa é desenvolvida na primeira pessoa. O livro pode ser usado com temas que abordem diversos aspectos da condição humana e da sociedade. Além disso, muitos elementos da sociedade carioca do século XIX também são descritos na obra em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.