Análise de “Vidas Secas” para ENEM e vestibulares

Um resumo completo sobre a obra

Análise literária de “Vidas Secas” para ENEM e vestibulares: confira!

Graciliano Ramos é um dos principais escritores de toda a literatura brasileira. O autor fez pate do movimento modernista.

A obra é muito abordada por questões de literatura. Além disso, “Vidas Secas” já fez e ainda faz parte de listas de leituras obrigatórias de muitos vestibulares.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com uma análise sobre as principais características de Angústia. Confira!

Vidas Secas: introdução

O romance Vidas Secas foi escrito por Graciliano Ramos e publicado em 1938. O livro narra a história de uma família muito pobre que foge da seca no sertão nordestino.

Vidas Secas: enredo da obra 

A obra de Graciliano Ramos narra a história de uma família de retirantes que busca uma vida melhor. A família é formada por Fabiano, sua esposa Sinhá Vitória, os dois filhos e a cachorrinha Baleia. Os filhos não possuem nome e são chamados apenas de Menino mais Novo e Menino mais Velho. A família tem também um papagaio.

Confira, a seguir, um trecho do primeiro capítulo de Vidas Secas:

“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala.”

Vidas Secas: características

O romance é narrado em terceira pessoa e o livro possui poucos discursos diretos, mas muitos discursos indiretos. O narrador é, ainda, onisciente e é por meio de suas palavras que os leitores têm acesso aos pensamentos e ao aspecto psicológico dos personagens de Vidas Secas. 

Vidas Secas se passa no sertão nordestino e, ao longo do romance, Graciliano Ramos faz uso de um tipo de linguagem que busca refletir a realidade social e geográfica de seus personagens.

Dessa maneira, o objetivo do autor é mostrar como a seca influencia o comportamento dos personagens da obra. Graciliano relaciona, assim, o ambiente da obra ao comportamento dos protagonistas.

O personagem Fabiano é um dos grandes destaques da obra. Ele reflete sobre a sua incapacidade de se comunicar e faz uma comparação de si mesmo com um bicho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.