Enem: abaixo-assinado solicita reaplicação de provas a estudantes do Complexo do Salgueiro

Com a criação de um abaixo-assinado, moradores de São Gonçalo (região metropolitana do Rio de Janeiro) pedem a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 para estudantes que foram prejudicados por operação policial no Complexo do Salgueiro. 

A operação policial que resultou em 10 mortes aconteceu no último fim de semana, nos dias 20 e 21 de novembro. A ação da polícia afetou diversos serviços na região, impedindo que cerca de 500 inscritos no Enem comparecessem ao primeiro dia de provas, que foi no domingo (21).

O abaixo-assinado solicita que os os jovens que não se sentiram seguros em sair de casa em meio aos tiros e clima de tensão no fim de semana tenham direito à reaplicação. De acordo com o documento, a reaplicação se aplica neste caso devido a “problemas logísticos”, que são previstos no edital do Enem.

DPU aguarda resposta do Inep

Nesta semana, a Defensoria Pública da União (DPU) enviou o mesmo pedido ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A DPU solicitou a reaplicação das provas e informações quanto ao número de estudantes que moram ou que fariam o exame na região e que faltaram à prova. 

A solicitação foi encaminhada ao presidente do Inep, Danilo Dupas, pelo 1º defensor regional de Direitos Humanos da DPU no Rio de Janeiro, Thales Treiger. De acordo com o prazo estipulado pela DPU, o Inep deve apresentar uma resposta até este sábado, dia 27 de novembro.

Reaplicação do Enem

A reaplicação das provas é prevista no edital em caso de problemas logísticos ou de doenças infectocontagiosas. Os estudantes com sintomas de covid-19, por exemplo, não devem comparecer aos locais de prova, mas sim solicitar a reaplicação.

O período para solicitar a reaplicação do Enem 2021, por meio da Página do Participante, é de 29 de novembro a 3 de dezembro. Os estudantes devem anexar ao pedido os documentos exigidos no edital de acordo com a situação. 

Conforme o Inep, a reaplicação das provas será feita nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data do Enem PPL.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Revalida 2021: Inep recebe as inscrições para a 2ª etapa do exame.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.