Real digital: saiba como estão os estudos para a moeda digital do Banco Central

O real digital será uma moeda emitida pelo Banco Central do Brasil. Neste momento ela ainda está em fase de estudos. A previsão é de que o sistema seja implementado até 2024, embora as expectativas podem ser alteradas, dependendo de quem esteja na presidência em 2023, já que pode haver um conflito de interesses, mesmo que qualquer Presidente possa continuar este projeto.

De fato, os meios digitais de pagamento estão se mostrando cada vez mais importantes em todo o mundo, sobretudo pelo fato de que se está em um cenário onde a Covid-19 ainda é muito presente e obriga a ter cuidados. Nesse contexto, o real digital ganha força no cenário econômico.

Entenda como o Banco Central está fazendo os estudos do real digital

O Banco Central tem feito estudos e testado diferentes sistemas de moeda digital, assim como o que está acontecendo em outros países com economias fortes. Em agosto de 2020, o BC criou um grupo de trabalho para intensificar os conhecimentos em relação a essa nova moeda digital.

Ao que tudo indica, as discussões em relação ao real digital estão avançando e algumas datas já marcaram grandes passos, como a publicação das diretrizes do real digital que foi publicada ainda em maio de 2021. Desde então, já ocorreram vários eventos para debater o assunto e também debates sobre a aplicação da moeda digital.

Quanto ao valor, ele será parecido ao mesmo valor do real em que conhecemos neste momento. Ou seja, o mesmo R$ 1 da moeda física será o que terá esta nova moeda digital. A previsão do BC é de que todo este processo e implementação do real digital seja concluído até 2024.

Muitos testes ainda serão feitos e estudos seguidos para a implementação do BC

Até que de fato tenhamos a implementação do real digital, o Banco Central já garantiu que novas rodadas serão feitas para avaliar a qualidade e o avanço do novo sistema de pagamentos, que promete ser uma melhora do que já foi visto com o PIX. Os estudos seguirão sendo feitos para garantir a melhoria da moeda.

Entre as vantagens que já foram validadas pelo Banco Central, o Real Digital vai trazer mais agilidade aos pagamentos com as transações que vão poder ser confirmadas em um curto espaço de tempo.

Assim como a possibilidade de oferecer mais segurança e agilidade nas transações, o BC avalia que haverá uma diminuição nos custos para a impressão de dinheiro e que, neste momento, causa inflação para o real.

Redução da burocracia é mais uma aposta com a chegada do real digital

Outras vantagens que devem ser observadas com a chegada do real digital é uma diminuição da burocracia e mais independência dos brasileiros em relação aos bancos, que atualmente, realizam uma espécie de “oligopólio”.

Outros pontos deverão ser anunciados em breve pelo Banco Central e, sobretudo, em relação aos próximos avanços do próprio real digital. Outros países e federações também estão avançando em relação à produção de suas moedas digitais, como da China com o já quase pronto yuan digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.