Banco Central: termos utilizados no mercado financeiro e econômico

Confira alguns termos utilizados no mercado financeiro e nos relatórios oficiais do Banco Central do Brasil. Saiba mais!

Conforme informações do Banco Central do Brasil (BCB), as definições têm o objetivo exclusivo de contribuir para a compreensão geral dos termos e conceitos econômicos.

Banco Central: termos utilizados no mercado financeiro e econômico

Tais termos e conceitos são descritos nos relatórios oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) e são comumente utilizados no mercado financeiro e econômico.

Agências de classificação de risco

São agências, usualmente privadas, que classificam o risco de crédito de instituições, países e ativos.

Agências governamentais

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), são agências patrocinadas por governos com objetivo de fomentar áreas estratégicas da economia, como construção, educação etc.

Benchmark

É uma carteira de referência que, usualmente, é utilizada como representação da escolha de risco e retorno do investidor.

CRB

Commodity Research Bureau. Índice de preço de commodities calculado diariamente pela empresa Refinitiv/CoreCommodity.

Default

Situação técnica em que o devedor não cumpre uma obrigação contratual.

ETF (Exchange Traded Funds)

Fundos de índices comercializados como ações em bolsas de valores. Os índices podem ser compostos tanto por ativos de renda fixa (exemplo: MBS) quanto de renda variável.

Gerência ativa

Forma de gerência financeira na qual se tenta antecipar movimentos de mercado, variações de liquidez e outros fatores dinâmicos, com o objetivo de se obter melhor retorno ajustado ao risco em relação à carteira de referência (benchmark).

MBS (Mortgage-backed Securities)

Títulos de renda fixa garantidos por coleções de hipotecas ou empréstimos imobiliários.

Money market

Segmento do mercado financeiro composto por ativos de curto prazo (até um ano) e geralmente de grande liquidez, como commercial papers, certificados de depósitos negociáveis (CDs), treasury bills, acordos de recompra (repos) etc.

Ponto base (p.b.)

Um ponto base corresponde a 0,01 ponto percentual.

Rating

Nota dada por uma agência de classificação de risco que expressa o risco de crédito de instituições, países ou ativos.

Spread

Diferença de preço entre as cotações de compra e venda ou entre cotações de dois ativos diferentes.

Supranacionais

Papéis emitidos por organismos multilaterais, como o FMI, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Bank for International Settlements (BIS), o Banco Mundial (Bird) etc.

Swift

Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunications. É um sistema mundial de telecomunicações cujo principal objetivo é prestar serviço de mensageria, o que possibilita ao Banco Central do Brasil (BCB) liquidar operações com as reservas internacionais.

Treasuries/T-bills

Papéis emitidos pelo Tesouro norte-americano. Treasury bills (T-bills) são emitidas com prazo de até um ano e não pagam cupom. As demais treasuries (bonds e notes) são emitidas com prazo superior a um ano e pagam cupom.

Valor em Risco

Valor estimado da perda de um investimento em determinado prazo com um dado nível de confiança.

VIX

Chicago Board Options Exchange Market Volatility Index (VIX) ou índice de volatilidade implícita, extraída de opção de compra de índice.

Volatilidade

Grau de variabilidade dos preços ou dos retornos de ativos, de acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.