Reajuste dos servidores: Governo deve apresentar nova proposta

Por meio de suas redes sociais, Ministra disse que ainda está dialogando para definir um reajuste para os servidores

A novela envolvendo o reajuste dos servidores federais ainda não chegou ao fim. A expectativa é que ainda nesta semana, o Governo Federal apresente uma nova proposta para os sindicatos. De todo modo, ainda não há nenhuma garantia de que os representantes da classe trabalhista deverão aceitar a proposição.

A ideia inicial do Governo Federal era chegar em um acordo sobre o tema ainda nesta terça-feira (28), quando representantes do Palácio do Planalto se encontraram com sindicalistas. Contudo, as partes não chegaram em um denominador comum e uma definição sobre o tema foi adiada mais uma vez.

Que o reajuste será concedido este ano, não há mais dúvidas. O que está em jogo agora é o tamanho do percentual do aumento. Na reunião de ontem, os sindicalistas levaram a proposta de elevação do salário em 13,5%, mas o Governo não aceitou. Agora, o Planalto deverá oferecer uma nova proposta na próxima sexta-feira (3) ou no início da próxima semana.

Informações de bastidores colhidas pelo jornal Extra indicam que sindicalistas esperam bater o martelo sobre o tema até o início da próxima semana. A expectativa dos representantes dos trabalhadores é fechar o reajuste em algo próximo dos 10% para este ano.

Vale lembrar que a proposta inicial do Governo Federal era aumentar o salário dos servidores federais em apenas 7% em 2023. A proposta foi imediatamente rechaçada pelos sindicalistas, que exigiram um aumento desta expectativa para os trabalhadores, que não recebem um reajuste há mais de cinco anos, a depender da categoria.

Ministra fala em diálogo

Quem está capitaneando toda a discussão envolvendo o reajuste para os servidores federais é a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Ela vem tentando lidar com a pressão por uma definição do valor do aumento.

Na manhã desta quarta-feira (1), por exemplo, ela foi perguntada por internautas em suas redes sociais sobre o reajuste. Na resposta, a Ministra pediu calma e disse que a situação está sendo resolvida com base no diálogo.

“Estamos negociando, querida (disse para uma seguidora). Ontem (terça, 28) teve mais um encontro. Semana que vem, teremos outro. Também estamos ansiosas, mas sei que o diálogo fará com que cheguemos ao melhor acordo possível”, disse a Ministra.

Falta de reajuste pode resultar em greve

O Governo Federal acompanha de perto todas as tratativas envolvendo a negociação com os servidores federais. Afinal de contas, há uma avaliação de que uma falta de acordo pode resultar em uma greve nacional.

Não seria a primeira vez que o movimento aconteceria. No ano passado, quando o país ainda era governado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), servidores federais chegaram a entrar em greve em órgãos como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Banco Central (BC), por exemplo.

Novas greves poderiam atrapalhar pretensões do novo governo em diversas áreas. Uma nova greve no INSS, por exemplo, poderia ser um problema para um presidente que prometeu acabar com a fila de espera para benefícios previdenciários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.