Ranking britânico aponta as melhores universidades de países latino-americanos

Ranking do Times Higher Education (THE) lista as melhores universidades de países latino-americanos. Divulgado na última terça-feira, dia 13 de julho, o ranking traz sete universidades brasileiras entre as 10 melhores instituições. 

A lista traz em primeiro lugar a Pontifícia Universidade Católica do Chile, que lidera o ranking pelo terceiro ano consecutivo. Logo em seguida aparecem a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em 2ª e 3ª posições, respectivamente.

Já o quarto lugar foi ocupado por uma instituição do México, o Instituto de Tecnologia de Monterrey, enquanto o quinto lugar foi da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Brasil têm 46 instituições entre as 100 melhores

O Brasil é o país com o maior número de universidades listadas entre as melhores. Desse modo, entre as 100 melhores, 46 são brasileiras. Além disso, a maioria das instituições brasileiras do ranking do THE é pública.

O ranking da THE é um dos principais na avaliação de universidades em todo o mundo. Entre os critérios de avaliação da THE figuram ensino, pesquisa, citações, visão internacional e extensão, com a análise do impacto das pesquisas, por exemplo. Os critérios usados para a lista global e para o ranking de países da América Latina são os mesmos.

Ao todo, o ranking deste ano traz 177 universidades de 13 países latino-americanos. Os países com mais instituições são o Brasil (67), Chile (28) Colômbia (24), e México (23).

Clique aqui e confira o ranking na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também: Inscrições da 2ª edição de 2021 do Prouni terminam hoje.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.