Quinhentismo: tudo sobre esse movimento literário!

Quinhentismo: resumo com tudo aquilo que você precisa saber

O Quinhentismo foi um importante movimento literário. Dessa maneira, é muito comum que ele apareça nas principais provas do país, tanto no ENEM como nos vestibulares.

Assim, é essencial que você se prepare para responder questões sobre esse assunto e suas consequências históricas. E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber.

Quinhentismo: Introdução

O Quinhentismo é um movimento literário que se inicia em 1500 e termina em 1601. Dessa maneira, ele acontece ao mesmo tempo que muitos importantes fatos históricos, como o início das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica.

O movimento engloba a literatura de informação e a literatura de formação. Além disso, o período se destaca por reunir relatos de viagem com características informativas e descritivas.

Esses textos descrevem, por exemplo, as novas terras descobertas pelos portugueses no século XVI. As obras contam com detalhes sobre a fauna, a flora, os povos que aqui viviam e os seus costumes.

Mas a principal característica cobrada pelas provas brasileiras sobre o Quinhentismo é que esse é o primeiro movimento literário propriamente brasileiro, já que é a primeira vez em que textos são produzidos diretamente em territórios brasileiros.

Quinhentismo: Contexto Histórico

O Quinhentismo se inicia com a chegada por portugueses no Brasil, no ano de 1500. Dessa maneira, é de se esperar que as novas terras encontradas sejam o objeto principal das narrativas daqueles que redigiam relatos.

Assim, as obras eram, em grande parte, produzidas como literatura de informação. Além disso, os jesuítas, responsáveis por catequizarem os índios, criaram uma nova categoria de textos que fizeram parte do quinhentismo: a chamada “literatura de catequese”, em que os autores eram homens religiosos.

É importante destacar também que os principais cronistas desse período são: Pero Vaz de Caminha, Padre Manuel da Nóbrega e Padre José de Anchieta.

Quinhentismo: Características Principais

O Quinhentismo obteve destaque pela produção de muitas crônicas de viagens. Além disso, uma característica marcante é o uso de uma linguagem descritiva para produzir textos informativos.

Igualmente, o Quinhentismo também produziu diversas obras com temáticas religiosas e espirituais. Os padres que vinham para o Brasil catequizar nativos eram os responsáveis por essa produção.

Abaixo, podemos conferir uma lista das principais produções do Quinhentismo:

  • A carta de Pero Vaz de Caminha.
  • Relação do piloto anônimo.
  • Sermões do Padre Antônio Vieira.
  • Cartas de Padre Manuel da Nóbrega.
  • Arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil.
  • Auto da festa de São Lourenço.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.