Química: Fibra de carbono e suas aplicações

Todos os dias, uma nova aplicação é encontrada para a fibra de carbono. O que começou há quarenta anos como um material altamente exótico, agora faz parte de nossa vida cotidiana.

Esses filamentos finos, um décimo da espessura de um cabelo humano, estão agora disponíveis em uma ampla variedade de formas úteis.

As fibras são agrupadas, tecidas e moldadas em tubos e folhas para fins de construção, fornecidas como um tecido para moldagem ou apenas linha regular para enrolamento de filamento.

Conheça em detalhes a utilidade desse material.

Fibra de Carbono em aeronaves

A fibra de carbono foi à lua em naves espaciais, mas também é amplamente usada em componentes e estruturas de aeronaves, onde sua resistência superior à relação peso excede em muito a de qualquer metal. 30% de toda a fibra de carbono é usada na indústria aeroespacial.

De helicópteros a planadores, de caças a ultraleves, a fibra de carbono está desempenhando seu papel, aumentando o alcance e simplificando a manutenção.

Artigos esportivos

Sua aplicação em produtos esportivos varia desde o reforço de tênis até tacos de hóquei no gelo, raquetes de tênis e tacos de golfe. ‘Conchas’ (cascos para remar) são construídas a partir dele, e muitas vidas foram salvas em circuitos de corrida de automóveis por sua força e tolerância a danos nas estruturas corporais.

É usado também em capacetes de colisão, para alpinistas, cavaleiros e motociclistas – na verdade, em qualquer esporte onde haja o perigo de ferimentos na cabeça.

Militares

As aplicações militares são muito variadas – de aviões e mísseis a capacetes de proteção, proporcionando reforço e redução de peso em todos os equipamentos militares.

É preciso energia para mover o peso – seja um equipamento pessoal de um soldado ou um hospital de campanha, e peso economizado significa mais peso movimentado por galão de gás.

Uma nova aplicação militar é anunciada quase todos os dias. Talvez a aplicação militar mais recente e exótica seja para pequenas asas batendo em drones voadores miniaturizados, usados para missões de vigilância.

Fibra de Carbono em casa

Os usos da fibra de carbono em casa são tão amplos quanto a sua imaginação, seja no estilo ou na aplicação prática. Para aqueles que se preocupam com o estilo, muitas vezes é rotulado como ‘o novo preto’.

Se você quer uma banheira preta brilhante construída em fibra de carbono ou uma mesa de centro, você pode ter exatamente isso, na prateleira. Capas para iPhone, canetas e até gravatas-borboleta – a aparência da fibra de carbono é única e sexy.

Aplicações Médicas

A fibra de carbono oferece várias vantagens em relação a outros materiais na área médica, incluindo o fato de ser ‘radio transparente’ – transparente aos raios-X e aparece em preto nas imagens de raios-X. É amplamente utilizado em estruturas de equipamentos de imagem para apoiar membros sendo radiografados ou tratados com radiação.

O uso de fibra de carbono para fortalecer os ligamentos cruzados danificados no joelho está sendo pesquisado, mas provavelmente o uso médico mais conhecido é o de próteses – membros artificiais.

O atleta sul-africano Oscar Pistorius deu destaque aos membros de fibra de carbono quando a Associação Internacional das Federações de Atletismo não o proibiu de competir nas Olimpíadas de Pequim. Sua polêmica perna direita de fibra de carbono foi considerada uma vantagem injusta, e ainda há um debate considerável sobre isso.

Indústria automobilística

À medida que os custos caem, a fibra de carbono está sendo mais amplamente adotada em automóveis. As carrocerias dos supercarros são construídas agora, mas seu uso mais amplo provavelmente será em componentes internos, como caixas de instrumentos e estruturas de assento.

Aplicações ambientais

Como purificador químico, o carbono é um absorvente poderoso. Quando se trata da absorção de produtos químicos nocivos ou desagradáveis, a área de superfície é importante. Para um determinado peso de carbono, os filamentos finos têm muito mais área de superfície do que os grânulos.

Embora vejamos grânulos de carvão ativado usados como cama para animais de estimação e para purificação de água, o potencial para um uso ambiental mais amplo é claro.

E então, gostou de conhecer mais sobre a fibra de carbono e suas aplicações?

Não deixe de ler também – Química: Matérias que sempre caem no vestibular

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.