Início precoce da vida sexual pode levar a diversos transtornos emocionais

photo-1501962973019-d980bc576111

São diversos os fatores que levam os adolescentes a iniciarem cada vez mais cedo a vida sexual. Ser aceito entre os colegas, estímulos da TV, internet e até a carência do afeto dos pais podem ser gatilhos para que o sexo aconteça de forma precoce.

Além dos riscos em adquirir uma Doença Sexual Transmissível (DST) ou gravidez indesejada, devido à falta de maturidade para uma prevenção no ato sexual, esses adolescentes ainda ficam suscetíveis a outras consequências prejudiciais à saúde, só que dessa vez no campo mental.

Depressão, ansiedade e até a baixa autoestima estão entre as principais ocorrências desses jovens, que acabam buscando no sexo preencher lacunas emocionais, entre amor, atenção e segurança.

Essas consequências são comuns, de acordo com os especialistas, visto que com a falta de maturidade, esses adolescentes acabam banalizando esses momentos íntimos, fazendo o sexo sem compromisso e com múltiplos parceiros.

O resultado são relações superficiais e dificuldade em estabelecer laços sólidos, o que gera sentimentos de frustração e logo, os transtornos emocionais.

Leia também: Quadros de depressão e ansiedade em mulheres podem estar associados à baixa autoestima

Outras consequências do sexo precoce

Além disso, de acordo com um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o consumo de álcool e substâncias ilícitas também é mais recorrente em adolescentes, que iniciam a vida sexual precocemente.

Segundo os pesquisadores, esses adolescentes acabam fazendo uso dessas substâncias, a fim de se sentirem encorajados para praticar o ato, inclusive, essas atitudes podem representar aos seus colegas e afins, maior maturidade.

A importância do diálogo em casa

photo-1602796390709-f6f5bdb9be9e

Ainda de acordo com os pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para evitar este tipo de comportamento entre os adolescentes, o ideal é fortalecer o diálogo em casa.

Desenvolver a boa autoestima e responsabilidade entre os jovens pode fazer toda a diferença na relação com os colegas e companheiros referente às questões sexuais.

Também é importante demostrar o amor e preocupação por esses adolescentes, já que segundo a pesquisa da Unifesp feita com mais de 6 mil adolescentes entre 12 e 15 anos, “a incidência de iniciação sexual precoce é duas vezes maior entre estudantes com pais permissivos ou negligentes”.

Diante disto, esses adolescentes acabam buscando suprir o vazio emocional, por meio das relações sexuais e ao invés de encontrarem amor, acabam desenvolvendo esses problemas emocionais.

Como lidar com a ansiedade e depressão em adolescentes?

photo-1589424987100-72303ec43d04

Em meio a essas consequências que prejudicam a saúde mental dos adolescentes, algumas podem se tornar crônicas, por isso, quanto mais cedo for identificado e iniciado o tratamento, mais chances esses jovens terão de seguir com a vida sem traumas.

A reclusão social, irritabilidade, falta de motivação e alterações no humor são sinais de que alguma coisa não anda bem na saúde mental do adolescente, por isso, é sempre importante estar a tento a qualquer mudança de comportamento.

Para estes casos, buscar auxílio psicológico é imprescindível. Psicoterapias são estratégias que ajudam o jovem a identificar seus bloqueios e buscar soluções de forma quase que espontânea, o que não gera constrangimentos mesmo que o assunto abordado seja o sexo precoce.

Veja mais: Dependência em internet impacta rotina, emoções e até relacionamento de usuários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.