Quer receber o PIS? Saiba consultar pelo número do CPF

Muitos não sabem que é possível consultar o saldo PIS e verificar se os depósitos estão sendo realizados de maneira correta pelo CPF. Ficou interessado?

Trabalhadores com carteira assinada que atuam em empresas privadas têm direito a benefícios como seguro-desemprego, abono salarial, FGTS, entre outros. No entanto, para acessá-los é necessário informar o número do PIS, também conhecido como NIS (Número de Identificação Social).

Todavia, muitos não sabem que é possível consultar o saldo PIS e verificar se os depósitos estão sendo realizados de maneira correta pelo CPF.

Quando precisa ser utilizado?

Em síntese, o número do PIS deve ser utilizado para sacar o abono salarial, por exemplo. Este ano, os pagamentos começaram no dia 8 de fevereiro e se estenderão até 31 de março, conforme o mês de nascimento de cada trabalhador.

Neste mês de fevereiro, desde o dia 08, diversos pagamentos do benefício foram liberados. Agora, até o fim de março, quando encerra a liberação dos valores, mais 10 pagamentos ainda serão efetuados.

Veja o que será liberado ainda até o fim de março:

  • liberação do PIS para os nascidos de julho a dezembro; e
  • liberação do PASEP para quem tem número final de Inscrição 6 a 9.

Os valores do abono salarial  PIS/PASEP podem variar de R$ 101 a R$ 1.212 para cada trabalhador conforme os meses trabalhados com carteira assinada no ano-base.

Porém, para receber o benefício o cidadão deve ter trabalhado com carteira assinada no ano anterior e ter recebido até dois salários mínimos. Além disso, é necessário ter inscrição no PIS/Pasep há pelos menos cinco anos e estar com os dados informados na RAIS.

Como utilizar o CPF para consultar o PIS?

Como mencionado, o trabalhador pode consultar o PIS pelo número do seu CPF. A operação pode ser realizada pelo site Meu INSS, ferramenta que disponibiliza diversos serviços. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em “Entrar” (no canto superior direito);
  3. Selecione “Cadastre-se”;
  4. Preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado);
  5. Clique em “Próxima”;
  6. Anote a senha que o sistema vai criar para você;
  7. Informe seu CPF e a senha;
  8. Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
  9. Acesse o site novamente, agora com a sua senha;
  10. Ao clicar no canto superior direito, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.