Quem tem direito ao Saque de R$ 2.900 que a CAIXA acabou de LIBERAR?

Resgate pode ser online

Com a virada do mês, a partir deste dia 1º de abril, um novo grupo de trabalhadores tem direito ao saque direto na Caixa Econômica Federal. Inclusive, o valor pode chegar a R$ 2.900.

Então, confira o texto até o final para saber o que é preciso para ter direito ao valor, e se você atender os requisitos, consulte o calendário das liberações.

Resgate do FGTS na CAIXA

Antes de tudo, cabe explicar que se trata da modalidade do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Como se sabe, o futuro da modalidade parece incerto, e o encerramento da iniciativa tem o apoio do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Em suma, o principal ponto de discordância é que os trabalhadores que optam pelo saque-aniversário do FGTS ficam impedidos de retirar o saldo integral em casos de demissão sem justa causa. Então, recebem apenas a multa rescisória correspondente a 40% do saldo total em conta.

Assim, os debates sobre o término do saque-aniversário persistem, com uma votação para determinar o seu destino. Aliás, a medida abre espaço para a possível criação de novos métodos de acesso ao fundo.

No entanto, enquanto as discussões ainda estão em andamento e não se tem uma decisão em definitivo, os aniversariantes do mês de abril poderão realizar o resgate normalmente.

E atenção! Este grupo tem a opção de mudar para a modalidade de saque por rescisão por meio do aplicativo do FGTS, com prazo para solicitação até 30 de abril. O período de saques para esses trabalhadores com a CAIXA vai de 1º de abril a 28 de junho.

O que é preciso para acessar o saque-aniversário CAIXA?

Na prática, para aderir ao saque-aniversário do FGTS, os interessados devem seguir os seguintes passos:

  • Fazer o download do aplicativo do FGTS;
  • Fazer login com a conta vinculada à Caixa;
  • Selecionar a opção “Saque Aniversário”.
  • Uma vez optado por esse modelo de saque, é necessário permanecer vinculado a ele por pelo menos 24 meses.

Ainda mais, é essencial que os trabalhadores estejam cientes das regras do saque-aniversário do FGTS, incluindo a impossibilidade de realizar o saque rescisório mesmo em caso de demissão sem justa causa durante o período de vigência, que é de dois anos.

Contudo, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador que adotou o saque-aniversário mantém o direito à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado no fundo.

Programação do saque-aniversário do FGTS em 2024

Para concluir, vamos te apresentar o calendário do saque-aniversário.

Vale reforçar que o período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente.

Em complemento, saiba que caso o dinheiro não seja retirado no prazo, o mesmo volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

A Caixa orienta o resgate por meio do aplicativo FGTS. Nesse caso, o trabalhador pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco. A saber, a operação não tem custo.

Mês de nascimentoPeríodo de pagamento
Janeiro2 de janeiro a 29 de março
Fevereiro1º de fevereiro a 30 de abril
Março1º de março a 31 de maio
Abril1º de abril a 28 de junho
Maio2 de maio a 31 de julho
Junho3 de junho a 30 de agosto
Julho1º de julho a 30 de setembro
Agosto1º de agosto a 31 de outubro
Setembro2 de setembro a 30 de novembro
Outubro1º de outubro a 29 de dezembro
Novembro1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
Dezembro2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.