Você sabe quem criou o cartão de crédito? Conheça um pouco mais sobre essa ferramenta tão indispensável em nossas vidas

Entenda o processo de surgimento do produto financeiro

O cartão de crédito já está tão difundido em nossa história e no nosso dia a dia que nem lembramos como era nossa vida antes dele. O começo dessa história se deu nos Estados Unidos, mais especificamente em Nova Iorque, nos anos de 1946. Então, quem criou o cartão de crédito? A matéria desta segunda-feria (30) do Notícias Concursos, vai te contar tudo sobre isso.

Atualmente, o que não faltam são opções de cartões para escolhermos. Assim, com a popularização da Internet, surgiram também os bancos digitais que revolucionaram nossa forma de lidar com dinheiro. Antigamente não era tão simples obter crédito e ainda bem que essa situação mudou. Dessa forma, agora, até mesmo negativados podem ter cartões de crédito. Com isso, é imprescindível conhecer mais sobre essa história e descobrir quem criou o cartão de crédito.

Assim, leia: 5 melhores investimentos para iniciantes: conheça as opções mais assertivas

Conheça um pouco da história do crédito

O cartão de crédito oferece a possibilidade de comprar itens e serviços sem ter o dinheiro propriamente dito no ato da transação. Dessa forma, a instituição financeira a que você está vinculado fará o registro dessas compras ao longo do mês, e ao final, fará a cobrança do valor através da fatura.

Ela pode oferecer ainda a possibilidade de não pagar o valor total devido, assim, será cobrada uma taxa determinada de juros pela porção devida e você pode pagar depois. Outra vantagem que impulsionou muito o mercado foi a possibilidade de fazer parcelamento de itens mais caros, que para grande maioria das pessoas, era impossível de ser comprado à vista.

Portanto, leia: Vale a pena ter um cartão de crédito hoje em dia? Entenda os prós e contras

Você sabe quem criou o cartão de crédito? Conheça um pouco mais sobre essa ferramenta tão indispensável em nossas vidas
Você sabe quem criou o cartão de crédito? Conheça um pouco mais sobre essa ferramenta tão indispensável em nossas vidas – Canva Pro

Afinal, quem criou o cartão de crédito?

Tudo começou no ano de 1946, em Nova Iorque. O banqueiro John Biggins criou o chamado Charge It. Assim, o cartão poderia ser usado em diversas lojas da cidade. Finalmente, por volta do ano de 1958, o Bank of America emitiu um cartão que permitia que os clientes pagassem suas compras através de parcelas com juros ao longo dos meses.

Por volta de 1965, esse banco licenciou esse sistema para bancos espalhados na América. Ademais, esse movimento gerou a criação de uma associação de cartões bancários que possibilitava o uso do cartão em todo território nacional. O BankAmericard é visto como o início da Visa.

Com o passar dos anos, as linhas de crédito foram sendo melhoradas e a forma de lidar com dinheiro, de forma geral, também. O histórico bancário e de crédito de cada pessoa faz com que se aumente (ou diminua, claro) as chances de se obter limites maiores e taxas mais atrativas. Se você estava curioso sobre esse aspecto específico da história, agora já sabe quem criou o cartão de crédito.

Dessa forma, confira: Lucrando com ações rentáveis: conheça os investimentos que menos falham

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.