Queda de cabelo e acnes podem ser consequências do estresse emocional

As situações do dia a dia podem gerar reações que alteram o estado emocional e até físico das pessoas.

Preocupações, discussões e excessos de tarefas, geralmente resultam em um quadro bastante comum nos dia de hoje, o estresse emocional.

O estresse emocional é a resposta que o organismo dá frente a fatores externos, que podem ser variados e sentidos de forma diferente, de acordo com cada tipo de pessoa, afinal, o que pode ser visto como algo fora do controle para um, talvez não seja para outro.

Esta reação orgânica acaba por aumentar a frequência cardíaca, respiração, inclusive à pressão arterial, provocando sequelas tanto na saúde, quanto na aparência.

Quando estimulado em pequenas doses, o estresse é considerado até benéfico, já que garante a liberação do hormônio da adrenalina no corpo, resultando no estado de maior atenção e disposição, entretanto, quando em excesso pode ser nocivo, levando até o desencadeamento de outras doenças mentais.

Entre as consequências do estresse emocional, vale destacar, que alguns aspectos físicos podem ser alterados, despertando sentimentos de baixa autoestima e até depressão.

Queda de cabelo

Muitos diagnósticos de estresse emocional são confirmados após o paciente notar uma excessiva queda de cabelo.

Isso acontece porque, além de liberar a adrenalina que provoca a vasoconstrição, evitando que o sangue e demais nutrientes cheguem até os folículos capilares; o estresse também estimula a produção de cortisol, hormônio que atrapalha o crescimento dos fios.

O excesso de cortisol também é responsável por desencadear outra doença, o eflúvio telógeno, condição que promove a queda dos cabelos da parte superior da cabeça.

Outras complicações geradas pelo estresse emocional podem afetar a saúde dos fios, como por exemplo, a dermatite seborreica, uma descamação que ocorre no couro cabeludo. Já a alopecia arreata é um distúrbio autoimune, que faz com que os glóbulos brancos acometem os folículos capilares após o estado de estresse emocional.

Acne e outras doenças de pele

Além de afetar os cabelos, a liberação do hormônio cortisol pode interferir na aparência da pele, provocando o surgimento das temidas acnes. Ele altera a barreira protetora da derme, tornando deficiente a produção de ceramidas e o funcionamento das demais células, dessa forma, o ambiente fica propício para várias infecções.

Quadros de psoríase, rosácea, eczema entre outras dermatites podem ser agravados, devido ao mesmo fundamento.

Até os lábios podem sofrer as consequências do estresse emocional, visto que além da alteração da barreira protetora, o cortisol causa a perda de água transepidérmica, contribuindo assim para o ressecamento da sua superfície.

Apesar da acne já ser um grande transtorno, as consequências do estresse emocional na derme não param por ai.

Um estudo científico, divulgado no Inflamm Allergy Drug Tarets no ano de 2014, aponta que o cortisol também induz a atrofia cutânea, redução do colágeno e dos fibroblastos; fatores estes, associados ao envelhecimento precoce da pele.

Visto todas essas consequências prejudiciais do estresse emocional na saúde e aparência, vale a pena priorizar cada vez mais, os cuidados com a saúde mental, além de investir em atividades que possam reduzir as tensões do dia a dia, entre atividades físicas, meditação e leituras.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.