Como quebrar o gelo em reuniões?

Saber quebrar o gelo em reuniões é interessante para garantir que a conversa comece da melhor forma possível e viabilize uma boa discussão. Porém, como isso pode ser feito? Qual o primeiro passo que deve ser dado em uma reunião?

Ao longo deste conteúdo nós apontaremos uma série de considerações e ações que podem ser bem interessantes. Acompanhe!

Como quebrar o gelo em reuniões?

Existem diversas formas de quebrar o gelo em reuniões, cada qual adequada para cada situação. No entanto, as que listamos a seguir têm um caráter um pouco mais formal. Portanto, se a sua reunião é mais formal, considere as dicas a seguir:

1. Saiba do que se trata a reunião – e prepare-se

Primeiramente, é fundamental que você tenha um real conhecimento do que se trata a reunião. Saber quais assuntos serão tratados é muito importante para que você possa se preparar adequadamente.

Assim, caso os colegas demorem muito tempo para iniciar a conversa propriamente dita, você já poderá dar o seu “discurso inicial” para quebrar o gelo em reuniões.

2. Tenha em mente a pauta sequencial da reunião e dê o pontapé inicial

A reunião possui uma pauta sequencial, com assuntos que serão tratados em uma sequência bem específica? Então saiba do que se trata o primeiro assunto e cogite dar o pontapé inicial.

Você pode começar de maneira simples, dizendo por exemplo: “A nossa pauta inicia pelo tema X, e eu tenho visto que isso tem acontecido da forma X, Y e Z. Por isso, pesquisei X e gostaria de saber a opinião de vocês a respeito”.

3. Retome o que foi visto na reunião anterior – de forma resumida

Retomar os pontos que foram levantados no último encontro é uma forma de quebrar o gelo em reuniões. Porém, tenha o cuidado e a consciência de retomar isso de forma equilibrada e organizada, sem exagerar na quantidade de assunto que é retomado. Dito de outro modo, é muito importante que você consiga resumir, apontando fatores essenciais que devem ser relembrados.

Assim, no meio desse “resumo” você pode falar sobre os pontos que ficaram em aberto e exigiram a nova reunião, pois assim o pontapé inicial estará dado e as pessoas bem inteiradas com o assunto. Logo, a consequência é que a conversa comece a fluir com mais facilidade.

4. Faça uma pergunta que instigue os outros a falar

Depois de cumprimentar todas as pessoas e todos se acomodarem, que tal fazer uma pergunta inicial que instigue os outros a falar?

Claro que essa pergunta precisa ter uma relação direta com o assunto da reunião. Se possível, questione algo que você tem uma resposta em mente, pois assim, caso ninguém responda ou opine, você pode continuar quebrando o gelo ao mencionar o seu ponto de vista, o que você achou, pensa, deseja, etc.

Consequentemente, as pessoas começarão a se sentir mais à vontade para colocar em palavras o que elas pensam e desejam também, viabilizando um início para a reunião.

E assim, todo mundo se comunica, interage e tudo ocorre de uma forma muito produtiva. Boa reunião para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.