Quanto tempo demora para aprovar o cadastro no Auxílio Brasil

Saiba todo o passo a passo do cadastro e quais são os critérios de aprovação

Você já se perguntou quanto tempo demora para aprovar o cadastro no Auxílio Brasil? Se sim, saiba que você não está sozinho. Pois, essa é uma pergunta que milhares de brasileiros também estão fazendo.

O Auxílio Brasil é um programa social lançado pelo Governo Federal. E tem como maior intuito e promessa, diminuir as taxas de pobreza extrema no Brasil.

Após realizar o cadastro, muitas pessoas estão esperando pela resposta. Então, pensando nisso, separamos algumas informações a respeito do programa e o prazo de aprovação. Logo, se quer saber mais sobre isso, fique com a gente e fique por dentro de tudo.

O que é o Auxílio Brasil

Criado pela atual gestão, o Auxílio Brasil deverá substituir o Bolsa Família. O benefício está pagando 600 reais atualmente. No entanto, esse valor faz parte de uma Emenda Constitucional e deverá se findar em dezembro de 2022. Assim, o valor do auxílio voltará a sua quantia original, que era de 400 reais mensais.

Dessa forma, o Governo Federal em ação conjunta do Ministério da Cidadania, pretende beneficiar milhares de famílias brasileiras, que estão em situação de vulnerabilidade social.

Quem pode receber o Auxílio Brasil?

Como vimos anteriormente, o Auxílio Brasil é um programa voltado para a população mais carente de nosso país.

Com isso em mente, um dos principais critérios para fazer parte do programa é a faixa de renda mensal da família. Para se eleger ao benefício, é necessário que a família se enquadre em uma dessas situações:

  • Renda de até 105 reais por pessoa, por mês, se enquadrando na categoria de extrema pobreza;
  • Renda de até 210 reais por mes, per capita, com um grupo familiar que contenha pelo menos uma gestante, menores de idade, negros ou PCD.

Outra exigência do Ministério da Cidadania para cadastramento no programa, é possuir cadastro atualizado junto ao CadÚnico para programas sociais do Governo.

Caso os dados do cadastro não tenham sido atualizados há pelo menos 2 anos, a família também pode perder o direito ao benefício.

Como fazer o cadastro no Auxílio Brasil

Em primeiro lugar, a inscrição junto ao CadÚnico é uma das exigências para receber as parcelas do benefício. Aliás, também é através dele que as famílias que se enquadram em uma das faixas de renda que citamos acima podem realizar o cadastro no Auxílio Brasil.

Para isso, é necessário que, ao realizar o cadastramento do grupo familiar na base de dados do CadÚnico a família tenha um responsável. Este que deve ter no mínimo 16 anos.

Aliás, é esse responsável que deve se encaminhar ao Cras ou a uma unidade do Cadastro Único. Portanto, basta se encaminhar na cidade onde reside para realizar a inscrição no programa.

Para que isso seja feito, é necessário levar todos os documentos dos integrantes da família. Assim como, um comprovante de residência atualizado, que pode ser uma conta de água ou luz.

Como é feito o cadastro no Auxílio Brasil

Após ir até o Cras, levando todos os documentos necessários, será feita uma entrevista. Aqui, o assistente social colherá algumas informações.

Logo após esse primeiro atendimento o funcionário irá até o endereço informado para realização de uma breve averiguação de informações.

A seguir, esses dados serão repassados ao Ministério da Cidadania. A propósito, o órgão responsável pela filtragem e seleção das famílias que serão beneficiadas pelo Auxílio Brasil.

Dessa forma, o cidadão pode aguardar a resposta. No momento de espera pode consultar o status do pedido através do aplicativo Auxílio Brasil. Ou se preferir pelo telefone do Atendimento Caixa ao Cidadão, que é o 111.

Quanto tempo demora para aprovar o cadastro no benefício

Como a demanda de inscritos no Auxílio Brasil é muito grande, o Ministério da Cidadania pode sofrer atrasos na divulgação de novos aprovados.

Uma das razões é a quantidade enorme de inscrições. Consequentemente, as avaliações precisam ser feitas. Por isso, desde o início o órgão não estipulou um prazo máximo para essa tomada de decisão.

Dessa forma, não é possível concluir qual o tempo de espera para aprovação do cadastro no Auxílio Brasil. Sendo assim, é necessário que o cidadão faça consultas constantes nos canais de atendimento do programa.

Mesmo sem saber o prazo final para aprovação do cadastro no Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania disponibilizou meios bastante eficazes. Assim, é mais simples para o cidadão conferir o andamento de seu pedido. Por isso, ligue no 111, ou baixe o app para ficar por dentro de todas as informações sobre seu cadastro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.