Qual a importância do SEO para empresas crescerem no ambiente digital

Especialistas em marketing digital explicam como melhorar o ranqueamento nas buscas online pode alavancar resultados

Com o avanço e a democratização do acesso à Internet, a busca por relevância no ambiente digital tem assumido um papel cada vez mais estratégico para qualquer empresa. A máxima “quem não é visto, não é lembrado” se faz presente na Internet também e, por isso, ferramentas para aumentar o alcance da marca são importantes. Fora as redes sociais, o SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês) também tem uma importância e é uma arma para empresas que querem atingir este objetivo.

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O SEO é um conjunto de práticas e técnicas voltadas a calibrar o conteúdo produzido e fazer com que ele seja bem ranqueado pelos mecanismos de busca da web. Basicamente, é uma forma de garantir que uma página esteja nas primeiras opções em uma pesquisa do Google. 

Uma pesquisa realizada em 2020 pela SEO Trends, que apresenta tendências e estatísticas do assunto, mapeou que 55,8% das empresas brasileiras já têm uma estratégia específica para o assunto. Em contrapartida, 35,7% não possuem uma equipe de SEO simplesmente por não saberem do que se trata. 

Diego Ivo, CEO da Conversion, agência de SEO, define SEO como “um conjunto de técnicas e estratégias para sites ficarem mais bem posicionados nos buscadores, gerar reconhecimento de marca, aumentar o tráfego e converter mais”. Dessa forma, o mecanismo ajuda a criar um tráfego orgânico de qualidade e aumenta a visibilidade para possíveis novos clientes. 

Os benefícios do SEO 

Para Ivo e Gustavo Chapchap, CMO da JET, empresa especializada em soluções para o e-commerce, a importância do SEO está em ajudar uma marca a ser encontrada por clientes em potencial. Ser encontrado facilmente pelo público é primordial para o sucesso da marca, principalmente no ambiente digital. De acordo com uma pesquisa feita pelo Hubspot, 75% do público não chega nem à segunda página nas pesquisas realizadas no buscador. Por isso, aparecer na primeira página de ferramentas de busca faz total diferença nas vendas.  

Outro ponto positivo é que um site otimizado com SEO, ele passa a ficar mais bem posicionado sem a necessidade de investir em anúncios. Diferentemente do ranqueamento patrocinado, que gera resultados imediatos, o uso das técnicas voltadas ao motor de busca oferece resultados de médio e longo prazo, além de serem mais duradouros. 

A confiabilidade de um site que aparece nas primeiras posições de busca sem pagar por isso também é maior. É o que revela um levantamento feito pela Conversion em 2017. O resultado mostrou que os brasileiros confiam 77% mais em buscas orgânicas do que em links patrocinados. Isso acontece porque há, na cabeça dos consumidores, uma percepção de que os resultados orgânicos estão ali por merecimento e qualidade, enquanto os anúncios só são expostos porque compraram aquele espaço. 

Resultados de longo prazo  

Na visão dos dois especialistas, resultados de otimização duram bastante tempo, o que significa que um site vai continuar recebendo visitantes mesmo depois de longos períodos, mostrando a importância do SEO para consolidar um negócio nos meios digitais. 

Por isso também é importante escolher as palavras-chave certas nos textos do site. “A pesquisa de palavras-chave é um poderoso instrumento para a tomada de decisões porque amplia nossos conhecimentos sobre a intenção e o comportamento do nosso usuário. Compreender de que forma os usuários de um mecanismo de busca se comportam, expõem seus desejos, se relacionam e se beneficiam dos resultados é o que torna o SEO um trabalho tão humano”, diz Ivo. 

Além de todos os benefícios citados acima, o SEO pode transformar a marca em referência no mercado. Estar na primeira página do Google já causa uma ótima impressão para clientes em potencial. 

Isso é ainda mais importante em relação às lojas virtuais, que ganharam mais consumidores com o crescimento do e-commerce. Chapchap diz que o SEO tem um papel extremamente relevante nesse processo. “Existe uma questão de visibilidade, mas também de status e confiabilidade. Construir uma estratégia consistente de SEO é fundamental para a construção de marca no ambiente digital”, finaliza Chapchap.

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