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Com SEO, CI&T consegue aumentar em 198% os acessos de seus sites

Empresa utilizou soluções de inteligência artificial e automação para melhorar o SEO e aumentar os acessos

Reza o manual de marketing que um SEO (Otimização para Mecanismos de Busca, na sigla em inglês) bem feito é um ingrediente chave para se alcançar o reconhecimento de marca. A CI&T, uma multinacional brasileira especialista em digitalizar processos de outras empresas, acredita nisso e, há três anos, contratou a Simplex, empresa especializada em aumentar os acessos e a conversão de sites com a adoção de recursos como inteligência artificial e automação de processos no SEO.

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A experiência foi tão promissora que a CI&T adotou a mesma solução usada no Brasil – o Sir Cache, ferramenta que atua na otimização de sites e do tráfego de SEO – em seu site global. No processo, testemunhou um aumento do seu tráfego orgânico nos diversos sites globais da empresa de 198%. 

Conforme explica o gerente de Marketing da CI&T, João Ferreira, a decisão foi unificar o site da empresa em todos os países. A ideia é “pensar globalmente e agir localmente”, unificando a percepção da marca CI&T enquanto uma marca global. “Nesse contexto, um projeto de SEO usando automação de processos e inteligência artificial foi fundamental”, afirma. 

Segundo ele, a escolha pela Simplex para o projeto se deu porque “já havíamos firmado uma parceria anteriormente com resultado promissor e ficamos seguros em escalar o projeto globalmente em parceria com a Simplex”. 

A melhoria do SEO obtido pela CI&T no período é mensurável. A curva de crescimento de junho de 2019, quando o projeto foi iniciado, para janeiro de 2022, passou de 6.534 acessos orgânicos, para 19.509, segundo dados de SEO do SEMRush. 

Adaptação do SEO para mercados externos 

Todo o projeto de SEO foi acompanhado de perto pelo time de TI da CI&T nos diversos países em que a empresa tem presença. Houve uma transferência de conhecimento da equipe da Simplex para os profissionais da CI&T em vários países, o que foi determinante para o fortalecimento da parceria entre as empresas.

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Segundo Marcos Arantes, sócio fundador da Simplex, o projeto, já alçado em nível global, levou em consideração diversos aspectos de SEO, como um site com muitas opções de línguas. Os conceitos de SEO também foram aplicados em sites da China, Japão, Nova Zelândia e Austrália. 

O projeto também teve que se adaptar às realidades locais. Na Ásia, o Google não é tão popular como aqui, o leva a adaptação do SEO para cada motor de busca. No Japão, por exemplo, o Yahoo e o Bing têm mais espaço, enquanto na China, devido ao fechamento de sua Internet, tem um buscador próprio, o Baidu. 

Por isso, foi preciso adaptar os critérios de SEO para que ele pudesse atuar com as outras ferramentas de busca existentes naqueles mercados. Nesse contexto, o Sir Cache foi um fator determinante para uma boa resposta de SEO. “No caso do Baidu, há uma exigência muito maior do que o Google, por exemplo, para que as páginas sejam de carregamento mais veloz e o Sir Cache foi determinante no projeto”, diz Arantes. 

O que é SEO? 

O SEO é um conjunto de regras de validação dos mecanismos de busca, sendo o Google o de maior relevância no Brasil. Tem um bom SEO quer dizer que um site vai aparecer primeiro nas buscas do Google, aumentando o número de acessos e o alcance da marca. 

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Para que isso seja possível, é preciso seguir determinadas regras, que costumam mudar com o tempo. Por exemplo, se antes um site que carregava mais rapidamente levava vantagem, hoje, um site com versão mobile tem mais chances de aparecer no topo das buscas do Google. Sendo assim, o conjunto de regras do SEO não é estático e se adapta ao comportamento do cliente na internet. 

A validação do SEO é feita através de algoritmos que de forma sucinta, fazem uma leitura da página, validando informações diversas como palavra-chave, backlinks, tamanho das frases, qualidade da hospedagem, dentre muitos outros fatores. 

As divisões das tags e dos títulos também possuem importância dentro das validações do SEO. Até mesmo as avaliações dos clientes estão englobadas, uma vez que são regras mutáveis, elas podem mudar.

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