PIX: O uso deste método de pagamento no Brasil já ultrapassou DOC, TED e boleto bancário

iphone-410311-1280
Imagem: Pixabay

Olha essa última novidade que acabou de ser anunciada pelo Banco Central! O Pix se popularizou no Brasil e agora é o método de pagamento instantâneo mais utilizado entre os brasileiros. O levantamento deste dado foi realizado nesta quinta-feira (20).

O serviço se tornou disponível em 16 de novembro de 2020. E, entre novembro de 2020 e março de 2021 já foram realizadas 1 bilhão de transações por meio do método de pagamento Pix. O valor total que foi movimentado é de 782,2 bilhões de reais, segundo o Banco Central.

No fim do mês de março de 2021, já havia o registro de 206,6 milhões de chaves, conforme aponta ainda o Banco Central. As chaves são os identificadores, como por exemplo, o e-mail, CPF, CNPJ, número do celular ou número aleatório. São essas chaves que permitem a utilização de recursos do Pix.

O Banco Central ainda comunicou em seu documento “Pix: o novo meio de pagamento brasileiro” que, “comparando com outros meios de pagamento, nota-se que o uso do Pix vem crescendo a cada mês e já é maior que o uso de TEDs e de DOCs somados. Em março, a quantidade de Pix superou a quantidade de boletos liquidados.

Mas, caso você ainda esteja por fora e não saiba o que é o Pix, continue essa leitura para entender melhor sobre esse método de pagamento que tem facilitado a vida de muita gente!

Se você é o tipo de pessoa que busca rapidez, facilidade e disponibilidade para realizar as transações bancárias, nada melhor do que utilizar o serviço de pagamento Pix. Com esse método muita burocracia foi eliminada para facilitar a nossa vida.

Para fazer um pagamento por meio do Pix, basta cadastrar uma chave no aplicativo do seu banco e usá-la para enviar e receber pagamento. Depois desse passo, você só precisa indicar o valor que deseja enviar, inserir a chave de quem vai receber e mandar o pagamento. Muito fácil, rápido e simples!

Além disso, as taxas que eram cobradas em transações antigas chegavam a ser altíssimas. Com o Pix é diferente! Neste método de pagamento, pessoas físicas não precisam pagar tarifas, nem para transferir ou receber o dinheiro. Nos outros casos, as taxas continuam sendo menores do que outros métodos.

Outro ponto importante e facilitador é o horário limitado para enviar ou receber transferências por meio do Pix. No TED ou DOC só é possível realizar o serviço durante o horário comercial. Já no Pix, você pode fazer envio ou recebimento em qualquer dia da semana e em qualquer horário. Ou seja, neste método de pagamento o serviço é disponível 24 horas por dia.

Agora imagina perder um cliente só porque ele não tinha dinheiro físico para realizar uma compra. Pois é. Essa situação era muito comum, mas agora muitos empreendedores têm a oportunidade de trabalhar e receber pelo serviço em tempo real, ainda que o cliente não esteja com dinheiro físico ou que a empresa não trabalhe com maquininha.

Outro problema que foi solucionado é o tempo de espera para processar um pagamento feito por boleto bancário. Antes era preciso esperar até 3 dias úteis, agora se você fizer o pagamento com Pix, ele é processado mais rápido.

A chegada deste método de pagamento na vida dos brasileiros, com certeza foi um alívio para muitas pessoas. Hoje é possível encontrar mais rapidez, facilidade e simplicidade em realizar pagamentos e também recebê-los. É mais prático e continua sendo seguro, já que você pode utilizar até mesmo uma chave aleatória para efetivar a transação.

Não é à toa que o Pix já ultrapassou outros métodos de transferência, como o TED, DOC e boleto bancário. Afinal, basta inserir a chave de quem vai receber e o valor! E, para quem vai receber, basta avisar qual é a sua chave.

Para quem ainda tem medo desse serviço, não precisa se preocupar. Assim como qualquer outra transação é preciso ter cuidado e conferir os dados na hora de enviar ou receber, para que, dessa forma, evite cair em golpes. Mas essa cautela é necessária em qualquer coisa no meio virtual.

Com tantos pontos positivos, fica difícil não amar o Pix!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.