Quais são os fatores que influenciam na qualidade de vida?

São diversos os fatores que influenciam na qualidade de vida, e isso faz com que se torne inviável listar todas as coisas que pode contribuir positiva ou negativamente para a qualidade de vida. Por isso, neste texto nós reunimos algumas reflexões que podem servir de ponto de partida na hora de pensar em como é possível melhorar o bem-estar geral a partir de algumas mudanças na vida.

Confira e inspire-se com as nossas ideias, sempre lembrando que a busca por um profissional da saúde mental não deve ser descartada, ok? 😉

Quais são os fatores que influenciam na qualidade de vida?

Como dito acima, são muitos os fatores que influenciam na qualidade de vida. Alguns podem contribuir positivamente, enquanto outros podem ser prejudiciais para o bem-estar e para a saúde. Reflita com a gente:

1. Relacionamentos interpessoais

Os nossos relacionamentos, sem dúvidas, têm um papel importante em nossas vidas. Eles podem ser benéficos para a nossa autoestima, autoconfiança e afins, bem como podem ser tóxicos em algumas situações. Por isso, saber analisar os relacionamentos e desenvolver a inteligência emocional podem ser peças-chave para a qualidade de vida.

2. Vida profissional

Nossa vida profissional também tem um papel muito importante relacionado ao nosso autoconceito e à nossa rotina. Afinal, o trabalho está presente na maior parte do tempo, pois passamos os dias úteis dedicados a ele. Sendo assim, quando o trabalho é alinhado às nossas expectativas, demonstra benefícios para nós e promove a realização, tendemos a ter mais saúde de uma forma geral – ao menos emocionalmente.

3. Exercícios físicos e sedentarismo

Os exercícios físicos promovem mais saúde e bem-estar para nós, de uma forma geral. Isso pode aumentar a nossa motivação, disposição, foco, saúde mental, etc. Em contrapartida, o sedentarismo pode abrir caminho para doenças, desânimo e outros efeitos negativos. Por isso, ambos podem ser considerados como fatores que influenciam a qualidade de vida.

4. Qualidade e rotina do sono

A qualidade e a rotina do sono pode ser uma peça-chave para a nossa motivação, foco, bem-estar, saúde mental, memória, concentração e muito mais. Por isso, dormir bem e ter uma rotina de sono adequada auxilia no mantimento da qualidade de vida.

5. Vida financeira

A nossa vida financeira tem um papel importante em nossas vidas, e isso é inegável. Quando estamos com dificuldades financeiras, podemos nos sentir com a autoestima baixa, com medo do futuro, com dificuldades para lidar com as tarefas cotidianas, etc.

6. Planos e metas

Nossos planos e nossas metas também são fatores que influenciam a qualidade de vida. Se temos um propósito para ser seguido, podemos, tendencialmente, ter mais motivação e foco nas nossas atividades, pois isso nos dá aquela “energia a mais” para mantermos os nossos passos rumo ao que queremos. E assim, à medida que alcançamos essas metas, podemos elevar a nossa felicidade, satisfação e qualidade de vida como um todo.

7. Autoconhecimento

O autoconhecimento nos ajuda na hora de lidarmos com dificuldades, medos, questões emocionais, etc. Além disso, nos ajuda a nos respeitarmos mais, visando aceitar nossos limites e pontos fracos. Por isso, este é mais um dos fatores que influenciam na qualidade de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.