Provas do Encceja 2020 são remarcadas para agosto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) remarcou as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2020 (Encceja) para o dia 29 de agosto.

Em razão do cenário da pandemia da Covid-19 decidiu fazer essa mudança de data, que antes estava prevista para o 25 de abril.

Essa modificação, inclusive, está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (9).

Em comunicado oficial, o Inep ressaltou que não tem medido esforços para realizar o Encceja neste ano.

“Do ponto de vista técnico-pedagógico, a postergação da data de aplicação do Encceja 2020 trará o menor impacto possível diante do estado de emergência de saúde pública de importância internacional. Assim, seguindo as recomendações já expressas por autoridades brasileiras, para a garantia da segurança de todos os envolvidos nas atividades de aplicação do exame, o Instituto entende a necessidade de adequação do calendário de aplicação das provas”, diz o documento.

De acordo com o Inep, há confirmação de 1.630.046 participantes para o Encceja 2020. Destes, 301.438 farão provas para obter certificação de ensino fundamental, assim como 1.328.608 para o ensino médio.

A saber, para participar não há cobrança para quem não faltou à última edição. A prova destina-se àqueles que desejam concluir os estudos, já não conseguiram na idade convencional.

Material de estudo Encceja 2020

Os interessados no Encceja podem acessar diversos materiais de estudo, desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC), disponíveis no portal do Inep.

Além das apostilas com conteúdo de todas as etapas e áreas de conhecimento, o instituto também possibilita o acesso a provas e gabaritos de edições anteriores. Todo o material é gratuito.

Aos inscritos para a certificação do ensino fundamental é disponibilizado conteúdo de matemática; ciências; história e geografia; língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física. Já as apostilas para a certificação do ensino médio são de ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Na página do Encceja no portal do Inep, há uma série de apostilas voltada para os professores. O conteúdo apresenta sugestões de trabalho, com o objetivo de direcionar os professores em relação ao desenvolvimento das competências e habilidades que estruturam o exame.

Leia mais sobre o Encceja clicando aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.