Prova de vida: mais de 7 milhões ainda não fizeram

Cerca de 7 milhões de beneficiários entre aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não apresentaram todos os documentos necessário para realizar a prova de vida. A situação é um problema já que quem não realizar o procedimento pode ter o benefício suspenso por um período.

Neste momento o instituto aguarda documentos dos beneficiários que nasceram nos meses de setembro e outubro e não realizaram a prova de vida no ano passado. Em 2020, para evitar aglomerações e contaminação devido ao Covid-19 o governo decidiu dispensar a medida naquele ano e retornar a obrigatoriedade em 2021.

Com isso, um novo calendário foi criado com relação de datas do mês original do ano passado e mês que deve ser feita a prova de vida neste ano.

Sou obrigado ou não fazer a prova de vida?

 

Por outro lado, algumas medidas previstas na lei foram aprovadas. “Para garantir a segurança de aposentados e pensionistas, a nova lei cria a possibilidade de rea­lização da prova de vida por meios alternativos, que serão ofertados pela rede bancária, assim como a priorização do atendimento, quando houver necessi­dade de apresentação nas agências”, disse a Secretaria-Geral em nota.
Importante dizer que pessoas com mobilidade reduzida ou então com mais de 80 anos podem solicitar a visita de um servidor do INSS para realizar o procedimento.

A não realização da prova de vida no prazo previsto pode causar a suspensão temporário do benefício.

Por isso, veja abaixo o calendário. 

Calendário da prova de vida 2021:

Mês originalMês em que deve ser feita
Até abril 20Jun/21
Maio e junho/20Jul/21
Julho e agosto/20Ago/21
Setembro e outubro/20Set/21
Novembro e dezembro/20Out/21
Janeiro e fevereiro/21Nov/21
Março e abril/ 21Dez/21

 

Calendário 2022

Mês originalMês em que deve ser feita
Maio e junho/21jan/22
Julho e agosto/21fev/22
Setembro e outubro/21mar/22
Novembro e dezembro/21abr/22
Janeiro e fevereiro/22mai/22
Março e abril/ 22jun/22
Maio e junho/22jul/22
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.