Prova de vida do INSS será aceita até o dia 31 de dezembro

Segundo informações, a prova de vida deve ser realizada até o dia 31 de dezembro. A regra também vale para os cidadãos anistiados do âmbito político.

Cidadãos aposentados ou pensionistas do Poder Executivo Federal que não fizeram a prova de vida entre os meses de janeiro de 2020 e setembro de 2021, precisam ficar atentos ao prazo para realizar o procedimento e não ter o benefício suspenso.

Veja também:  14º salário do INSS extra com pagamentos em 2022

Segundo informações, a prova de vida deve ser realizada até o dia 31 de dezembro. A regra também vale para os cidadãos anistiados do âmbito político. Lembrando que o procedimento pode ser realizado presencialmente na instituição na qual o segurado recebe o benefício ou de modo virtual.

Vale lembrar que no último dia do ano só será possível fazer o processo digitalmente porque as agências bancárias estarão fechadas. Neste caso, vale ressaltar que a prova de vida digital está disponível apenas para os cidadãos com a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Posto isto, basta instalar o aplicativo GOV.BR no celular e realizar o cadastro por meio do reconhecimento facial. No que se refere ao comprovante da prova de vida e a consulta do benefício, podem ser verificados no aplicativo SouGOV.BR, criado exclusivamente para servidores ativos, aposentados e pensionistas da Administração Pública Federal.

INSS

Os aposentados e pensionistas do setor privado, ou seja, aqueles que recebem o benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), terão o procedimento da prova de vida obrigatório somente a partir de janeiro de 2022.

De acordo com a autarquia, cerca de 3,3 milhões de segurados podem ter o benefício suspenso devido à falta de regularização no próximo ano. Diante disso, para eles o procedimento pode ser feito nas agências do INSS, na agência do banco onde recebe o pagamento ou por meio do aplicativo “Meu INSS”.

Todavia, assim como os servidores públicos, a prova de vida digital também pode ser realizada por meio do cadastro da biometria facial nos sistemas do Denatran ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Contudo, os aposentados e demais beneficiários que tiveram 80 anos ou mais, ou possuir dificuldades de locomoção podem solicitar a prova de vida à domicílio. Neste caso, basta agendar a consulta através do telefone 135 ou pelo aplicativo “Meu INSS”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.