Prouni: prazo para comprovação de informações termina nesta quarta, 19

Hoje é o último dia para que selecionados na lista de espera do Prouni comprovem informações junto aos institutos

Quem foi selecionado na lista de espera do sistema do Programa Universidade para Todos (Prouni) tem até esta quarta-feira (19) para realizar a comprovação de informações. O estudante precisa entrar em contato com a instituição de ensino que aceitou a sua vaga para entender como o processo de matrícula funciona na prática.

A instituição pode, por exemplo, permitir que o aluno envie os documentos com informações exigidas através de meios virtuais, como um e-mail. De todo modo, as universidades e faculdades também podem exigir que o cidadão realize a comprovação de maneira presencial no campus designado para este procedimento.

Para saber exatamente qual é a lista de documentação necessária para o seu caso, o aluno deve entrar no sistema do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O ideal é que a consulta seja feita o quanto antes, já que restam apenas algumas horas para o fechamento do período de comprovação de tais informações.

O Ministério da Educação afirma que o candidato é responsável pela verificação dos dados, bem como dos horários e da forma de atendimento ofertada por cada instituição. Caso o indivíduo não consiga realizar a comprovação até o fim do dia junto ao seu instituto de ensino, ele será considerado reprovado pelo sistema do Prouni.

Lista de espera

A lista de espera foi uma espécie de segunda oportunidade ofertada pelo Governo Federal para os alunos que não tinham sido selecionados na primeira etapa do processo deste ano. Eles tiveram um dia para efetuar uma nova inscrição e cerca de uma semana para realizar a comprovação das informações junto ao instituto de ensino que os selecionou.

Atualmente, o Prouni concede bolsas de estudo parciais e totais. A ideia é ajudar alunos que estudaram em escola pública a ingressarem no nível superior. Apenas instituições de ensino privadas podem fazer parte do processo em questão.

Todo mundo pode fazer o Prouni?

Em tese, qualquer pessoa pode se candidatar a uma bolsa do Prouni, mas é preciso respeitar algumas regras gerais. O cidadão não pode ter nenhum tipo de formação superior, por exemplo. Além disso, ele precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente e ter tido uma nota maior do que 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

A renda bruta familiar mensal também não pode ultrapassar a marca dos 3 salários mínimos per capita.

Além destas regras gerais, o cidadão ainda precisa se encaixar em ao menos uma das seguintes normas:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura.

Para este último caso, o professor não precisa comprovar a renda.

Como é feita a seleção?

De um modo geral, é possível dizer que o processo de seleção do Prouni ocorre com base na nota do Enem. Quanto mais alta é a nota do aluno nesta prova do exame nacional, maiores são as chances de seleção.

Vale notar que a disputa entre estudantes só ocorre entre aqueles que escolheram os mesmos cursos, nas mesmas instituições de ensino. Isso explica porque um aluno que tirou uma nota mais baixa pode acabar conseguindo uma vaga em uma determinada universidade, e outro que tirou uma nota mais alta não conseguir.

Também é importante frisar que o atual sistema do Prouni possui certos tipos de cotas para alguns candidatos específicos.

Escolha

O Ministério da Educação lembra ainda que não é possível cursar uma universidade pública e pegar uma vaga no Prouni em uma instituição privada ao mesmo tempo. O aluno terá sempre que escolher entre uma dessas duas opções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.