Escola pública de Brasília oferecerá aulas de alemão em 2022

Nova parceria entre instituições pode ser apenas a primeira

O Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica (Cemi), localizado em Brasília (DF) vai se tornar uma escola bilíngue a partir de 2022. Um termo de compromisso entre a Secretaria de Educação e o Instituto Goethe Brasília foi assinado no dia 6 de dezembro. Estima-se que mais de 400 estudantes terão aulas de alemão com a nova parceria.

A princípio, as aulas do idioma integrarão a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio. Aqueles que optarem pelo estudo de alemão terão direito a três horas semanais de aulas. Ao mesmo tempo, professores e servidores da escola também terão a oportunidade de frequentar as aulas.

Nova parceria entre escolas pode ser apenas a primeira

A parceria entre as duas instituições tem o fim de ampliar a carga horária relacionada ao ensino de língua estrangeira. Além disso, busca apresentar aos alunos a cultura da Alemanha e de outros países germano-falantes, assim como estreitar as relações entre Alemanha e Brasil.

Também é o que diz Hélvia Paranaguá, secretária de Educação. Para ela, o projeto representa a união entre países e abre perspectivas para estudantes.

“Essa já era uma promessa do governo desde 2019 e hoje é um momento alegre, pois a união entre os países é uma oportunidade que se abre aos estudantes não só para conhecimento da língua, mas para conhecer a cultura do país como um todo”, disse Hélvia.

Já Joachim Schemel, conselheiro de Assuntos Culturais e Imprensa da Embaixada da Alemanha, conta que a Alemanha se interesse e está aberta a mais parcerias deste tipo com o Distrito Federal.

“É importante ressaltar que nós apoiamos essa abertura do DF com a Alemanha e a embaixada trabalha para mais iniciativas nesse sentido. Ainda temos muitos campos de trabalho para aprofundar essa relação”, disse o conselheiro.

E então, o que achou da notícia? Compartilhe com quem precisa saber disso.

Não deixe de ler também: Programas de intercâmbio investem em cursos de idiomas online na pandemia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.