ProUni 2023/1: prazo para manifestar interesse na lista de espera termina hoje (6)

Os estudantes que não foram convocados nas duas chamadas regulares da 1ª edição de 2023 do Programa Universidade Para Todos (ProUni) podem manifestar interesse em participar da lista de espera até essa quinta-feira, dia 6 de abril. De acordo com o cronograma do Ministério de Educação (MEC), o procedimento poderá ser feito até as 23h59 de hoje.

A participação na lista de espera do ProUni 2023/1 é exclusiva para os candidatos que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas regulares do processo seletivo. Para continuar na disputa por uma bolsa, o candidato deve manifestar interesse por meio do site do Portal Único de Acesso Ensino Superior

De acordo com o cronograma do ProUni, o MEC deve liberar a chamada da lista de espera no dia 10 de abril. Os candidatos pré-selecionados deverão efetuar a comprovação das informações até o dia 19 do mesmo mês.

Como foi o ProUni 2023/1?

Ao todo, de acordo com os dados do MEC, estão participando desta edição do ProUni 995 instituições privadas de todo o país. As instituições estão ofertando mais de 288 mil bolsas, sendo 288.112 bolsas integrais e 78.354 são parciais. As bolsas integrais ofertam 100% de desconto, enquanto as bolsas parciais contam com 50% de desconto. As oportunidades contemplam 14.346 opções de cursos de graduação. 

Somente os estudantes que fizeram as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o Enem 2021 e o Enem 2022 – puderam participar do processo seletivo. O MEC exigiu nota acima de zero na prova de redação e, no mínimo, 450 pontos na média final do exame. 

Além disso, para participar da seleção, o estudante precisa estar adequado aos critérios de renda. Para concorrer às bolsas integrais, a renda exigida é de até um salário mínimo e meio (R$ 1.953) per capta. No caso de bolsas parciais, a renda exigida é de até três salários mínimos (R$ 3.906) per capta.

O ProUni passou a aceitar a participação de estudantes de escolas particulares, mesmo sem a condição de bolsista. No entanto, os egressos de escolas públicas terão prioridade no preenchimento das vagas.

Confira o site do ProUni para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEM divulga prazo para pedidos de isenção do Vestibular de Inverno 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.