ProUni 2023/1: convocados na 1ª chamada devem comprovar informações até hoje (16)

Os estudantes selecionados na 1ª chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2023/1 devem realizar a comprovação das informações até essa quinta-feira, dia 16 de março. De acordo com o MEC, essa etapa de apresentação dos documentos que comprovam os critérios (pessoais e de renda) exigidos pelo programa é obrigatório para a concessão da bolsa. 

Conforme as orientações do edital, os candidatos devem entregar todos os documentos solicitados no prazo estabelecido. A lista de documentos do estudante e membros do grupo familiar pode ser consultada no site do ProUni. No entanto, a instituição tem liberdade para solicitar algum outro documento específico.

2ª chamada e lista de espera

De acordo com o cronograma do ProUni 2023/1, o MEC divulgará a lista de selecionados em 2ª chamada no dia 21 de março. Para esses estudantes, o período para a comprovação das informações será do dia 22 ao dia 30 de março.

Os estudantes que não foram convocados em nenhuma das duas chamadas regulares poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 5 e 6 de abril. A chamada da lista de espera está prevista para o dia 10 de abril. Os selecionados em lista de espera deverão comprovar as informações até o dia 19 do mesmo mês.

ProUni 2023/1

Essa edição do programa conta com a oferta de mais de 288 mil bolsas, segundo dados divulgados pelo MEC. Do total das bolsas, 288.112 são bolsas integrais e 78.354 são parciais, com 100% e 50% de desconto, respectivamente. Há oferta de bolsas para 14.346 cursos de graduação em 995 instituições privadas de todo o país.

A classificação dos candidatos contou com o aproveitamento das notas das últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse modo, somente os estudantes que fizeram o Enem 2021 e/ou o Enem 2022 e obtiveram, no mínimo, 450 pontos no exame, puderam participar do ProUni 2023/1.

Além disso, o MEC exige a adequação aos critérios de renda. Para as bolsas integrais, a renda exigida é de até um salário mínimo e meio (R$ 1.953) per capta. No caso de bolsas parciais, a renda exigida é de até três salários mínimos (R$ 3.906) per capta.

Acesse o site do ProUni para mais detalhes.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UERJ recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.