Proprietário cujo veículo sofreu avarias em estacionamento será indenizado

Por unanimidade, a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve condenação contra a Cooperativa de Produção e de Compra em Comum dos Empreendedores da Feira dos Importados do DF, que determinou o pagamento de danos materiais ao proprietário de um veículo que foi avariado enquanto estava no estacionamento pago da ré.

Responsabilidade do estacionamento

De acordo com relatos do autor, ele estacionou seu carro no local dos fatos para fazer compras e, ao retornar, o automóvel havia sido danificado no para-choque, em virtude de uma colisão ocasionada por veículo de terceiro desconhecido.

Por sua vez, a requerida não nega o ocorrido, mas alega não ser responsável pelo reparo, uma vez que o causador da colisão foi identificado e, desta maneira, este deveria arcar com os danos causados ao carro do autor.

Ao analisar o caso em segunda instância, o relator sustentou que a responsabilidade pelos danos causados ao consumidor somente será elidida na ausência de defeito do serviço ou culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.

Ademais, de acordo com o magistrado, a Súmula nº 130 do Superior Tribunal de Justiça – STJ dispõe que a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento.

Obrigação de fiscalizar

Para a turma colegiada, ao disponibilizar o serviço de guarda e vigilância de veículos, a ré assumiu a obrigação de fiscalizar e garantir a integridade do automóvel de quem lá estaciona, devendo ser responsabilizada pelos danos experimentados pela autor.

Segundo alegações dos magistrados, contudo, nada impede que a empresa requeira do terceiro responsável pelo fato o pagamento suportado pela ré, de forma regressiva.

Por fim, no tocante ao valor da indenização, o relator destacou que, embora constitua prática forense, inexiste dispositivo legal que imponha a juntada de três orçamentos para que seja determinado o valor do dano a ser indenizado.

Diante disso, a requerida deverá pagar ao autor a quantia de R$ 6.500, a títulos de danos materiais.

Fonte: TJDFT

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.