PROPOSTA garante redução de juros em financiamento para micro e pequenas empresas

A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 3605/20. O texto reduz a taxa de juros cobrada de micro e pequenas empresas em financiamentos baseados na Taxa de Longo Prazo (TLP). A expectativa é que seja aprovado com vigência até o fim da pandemia.

O Projeto foi feito pelo Deputado Federal Eduardo Costa (PTB-PA) e outros sete parlamentares. Eles indicam, através do texto, que a TLP deve reduzir pelo menos à metade das taxas de juros cobradas à micro e pequenas empresas. No entanto, seria aplicado enquanto os efeitos da pandemia perdurarem na economia e saúde pública reconhecida pela Lei 13.797/20.

A medida considera micro e pequenas empresas, as entidades com sede no país que tenham alcançado receita bruta igual ou menor a R$ 4,8 milhões, segundo o ano-calendário de 2019. Em consequência disso, o Projeto prevê diferentes taxas para prazos e modalidades divergentes, conforme o regulamento a ser editado pelo Poder Executivo.

Efeitos e contrapartida

Em contrapartida, será exigida das empresas a manutenção do nível de empregos e de salários, que proíbe:

  • Recompra de ações
  • Aumentos salariais
  • Bônus
  • Benefícios adicionais a seus executivos e dirigentes
  • Uso de recursos para operações de tesouraria
  • Distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio

Todavia, o projeto ainda obriga a manutenção de preços de bens e serviços disponibilizados pela instituição, assegurando os acréscimos justificados devido à elevação nos custos.

“Uma forma de promover a retomada pode vir com a redução de juros vinculados a políticas públicas de crédito. É o caso dos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que se tornam fundamentais em momentos em que bancos privados, em face da crescente incerteza, freiam seus empréstimos e preferem manter sua liquidez”, ressalta o texto que acompanha a proposta.

Tramitação do Projeto de Lei

O projeto de lei em questão, agora será analisado pelas comissões de:

  • Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços;
  • De Finanças e Tributação;
  • De Constituição e Justiça e de Cidadania.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.