Como promover a felicidade dos colaboradores?

Está buscando formas de promover a felicidade dos colaboradores e assim incentivar o crescimento saudável de cada um deles? Neste texto, você verá algumas dicas que podem ajudar nessa missão importante. Acompanhe.

Como promover a felicidade dos colaboradores?

Para promover a felicidade dos colaboradores é importante ficar atento às necessidades e características dos seus funcionários. Isso porque o que funciona com uma pessoa pode não funcionar com outra, e vice-versa.

Portanto, não pense que a felicidade possui uma fórmula mágica e infalível, ok? Esclarecido isso, sigamos em nossas reflexões de hoje:

1. Reconhecer os resultados e esforços de cada um

O reconhecimento dos resultados e esforços de cada um é extremamente importante para promover a felicidade dos colaboradores. Quando não reconhecemos as conquistas e os grandes resultados, podemos acabar minando a motivação da pessoa, além de fazê-la se sentir menos satisfeita com o trabalho executado.

2. Delegar de acordo com o perfil de cada um

O trabalho, na maior parte das vezes, pode ser bastante desafiador. Porém, pode ser ainda mais desafiador quando este não tem relação com os interesses ou com o perfil da pessoa. Sendo assim, delegar de acordo com as habilidades de cada um pode ser um bom caminho.

3. Possibilitar a construção de um plano de carreira

A construção do plano de carreira oferece mais qualidade de vida no trabalho, uma vez que a pessoa poderá ter uma perspectiva mais positiva acerca do próprio futuro. Por isso, considere oferecer a possibilidade de os colaboradores desenvolverem um plano de carreira estruturado na sua empresa – e, ainda, ajude-os a fazer um bom plano.

4. Promover espaço para expressão de diferentes pontos de vista

As pessoas não pensam igual. Cada indivíduo tem uma história de vida que o faz enxergar as circunstâncias sob perspectivas diferentes. Sendo assim, é interessante que haja espaço para que cada um expresse diferentes pontos de vista na hora de tomar uma decisão, por exemplo. Assim, a pessoa percebe o valor dela dentro da empresa e isso ajuda a promover a felicidade dos colaboradores.

5. Incentivar a autonomia quando possível

Da mesma forma que dar espaço para que a pessoa fale a ajuda a se sentir mais valorizada na empresa, a possibilidade de oferecer autonomia também desencadeia esse tipo de efeito. Portanto, quando for viável, permita que os seus colaboradores pensem e tomem decisões de forma mais autônoma.

6. Oferecer uma rotina flexível

Uma rotina mais flexível pode ajudar os colaboradores na hora de trabalhar naquele momento do dia em que eles estão mais motivados e focados. Por conta disso, se há essa possibilidade em alguns setores na sua empresa, ofereça essa oportunidade na hora de promover a felicidade dos colaboradores.

7. Incentivar o trabalho em equipe

Por fim, procure incentivar o trabalho em equipe para que as interações entre os colegas de trabalho ocorra de forma saudável e permita que os colaboradores construam relações que motivam e que os façam felizes no espaço laboral.

Pense nisso e invista na promoção de felicidade do seu time!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.