Dicas para promover a criatividade dos colaboradores

Algumas atividades simples podem ajudar na hora de promover a criatividade dos colaboradores de maneira assertiva. Afinal, diferentemente do que muitas pessoas pensam, a criatividade não é algo meramente nato, como se fosse um dom. Na verdade, ela pode ser desenvolvida, desde que receba os estímulos adequados e de acordo com o perfil de cada um.

Por isso, com o propósito de ajudar você a impulsionar a criatividade do seu time, fizemos este guia com diversas considerações importantes. Acompanhe e saiba mais.

Dicas para promover a criatividade dos colaboradores

As nossas dicas para promover a criatividade dos colaboradores vão desde mudanças ambientais até o incentivo de comportamentos específicos. Cabe a você, líder, avaliar quais medidas podem promover bons resultados na sua equipe e, assim, investir em possibilidades interessantes. Continue lendo e inspire-se em nossas ideias!

1. Permita a exposição de ideias

A exposição de ideias deve ocorrer de forma natural e sem nenhum tipo de julgamento. Isto é, para promover a criatividade dos colaboradores é interessante criar a possibilidade de permitir que os colaboradores falem livremente sobre o que pensam sobre determinado projeto. Deixe claro que não existem ideias certas ou erradas, pois o interessante é que hajam ideias diferentes para, depois disso, pensar em algo que será selecionado.

Essa postura pode ajudar os liderados a perderem a “vergonha” de falar uma ideia que, na mente deles, pode parecer “boba”, mas, na prática, pode ser muito valiosa.

2. Prepare o ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho também pode ajudar a promover a criatividade dos colaboradores. É o caso de incluir mais componentes naturais, como plantas, madeira, iluminação natural, palha, água, etc. Isso porque o contato com a natureza pode nos ajudar a expandir as ideias.

Sendo assim, considere fazer mudanças no ambiente de trabalho dos seus colaboradores. 😉

3. Estimule a irem além da primeira ideia

Normalmente, as pessoas podem se deixar levar pela primeira ideia que vem à mente. Porém, nem sempre ela será, de fato, a melhor opção. Por isso, é interessante que você instigue as pessoas a irem além.

Isto é, ao invés de concluir a reflexão na primeira ideia que vem à mente, que tal ir além? O que pode vir depois dela? Quais ideias diferentes ainda podem surgir? Esses e outros questionamentos podem ajudar a ir adiante.

4. Considere criar um ambiente propício à flexibilidade

Nem sempre o indivíduo será criativo de manhã, assim como outro pode ter, no período matutino, o maior número de insights. Por isso, implementar uma rotina que seja mais flexível, no sentido de horário de trabalho, é algo que pode promover a criatividade dos colaboradores.

Ao permitir que os colaboradores atuem no horário que for mais interessante para eles você poderá abrir caminhos para momentos mais criativos e com maior entrega de resultados.

Converse com eles sobre essa possibilidade e, se for possível, implemente um horário mais flexível na rotina da sua empresa. Assim, além de promover a criatividade, você também poderá estar oferecendo um dia a dia de trabalho mais agradável e saudável.

Considere as dicas que fizerem sentido e boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.