Projeções para a demanda energética e propostas de estudos 

Confira as projeções para a demanda energética do PDE 2031 e as propostas de estudos do PDEf. Saiba mais detalhes!

Em um cenário sem investimentos, em que a matriz de transportes mantivesse as participações de cada um de seus modos em 2021, e em que não houvesse ganhos de eficiência individuais, a demanda energética aumentaria 5,1% a.a., ao invés dos 2,5% a.a. projetados, analisa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, veja outras projeções para a demanda energética e propostas de estudos.

Projeções para a demanda energética e propostas de estudos 

Projeta-se um aumento de apenas 2,5% a.a. na demanda energética eficiente do setor de transportes, apesar de um aumento de 3,4% a.a. na atividade do transporte de cargas, e de 5,4% a.a. na atividade do transporte de passageiros. 

De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, essa análise é resultado dos ganhos de eficiência individuais e sistêmicos, que permitem uma redução da demanda energética futura.

Procel

No âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, implementado pela Eletrobras, contratou-se estudo para a elaboração de proposta para um Plano Decenal de Eficiência Energética – PDEf. 

O trabalho foi realizado pela empresa de consultoria iX – Estudos e Projetos, na vigência do 2º Plano de Aplicação de Recursos do PROCEL (PAR PROCEL 2018), informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Análise das propostas do estudo do PDEf para as edificações

Políticas adicionais propostas:

  • Leilão de Eficiência Energética;
  • Eficiência energética digital; 
  • AV- Acordo Voluntário; 
  • MCB – Mercado de Certificado Branco.

De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, o setor de serviços inclui iluminação pública e saneamento, de acordo com a abertura do BEN. Elaboração própria – valores estimados para 2031 para o PDEf. Em PDEf considera-se as políticas adicionais. 

A política de leilões de eficiência, centralizados e descentralizados, apontada pelo estudo do PROCEL/Eletrobras, apresenta ganhos iniciais em 2023. 

Economia de recursos

Em 2031, essa política atinge uma economia adicional de 6,6 TWh, que representa 61% dos ganhos adicionais, informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

O estudo elaborado no âmbito do Procel é de cunho propositivo e a efetiva implementação das medidas propostas dependem de avaliação e de discussão pelas instituições públicas e privadas competentes.

A aplicação das políticas transversais adicionais para as edificações residenciais e para o setor de serviços poderão adicionar 10,8 TWh no ano de 2031, em relação aos ganhos de eficiência apontados no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Análise das propostas do estudo do PDEf no setor industrial 

Políticas existentes e adicionais propostas:

  • Procel Indústria e Acordos Voluntários;
  • Programa de Eficiência Energética das Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica – PEE/ANEEL; 
  • Etiquetagem, índices mínimos e leilões de eficiência energética;
  • Metas mandatórias para energointensivos e certificados brancos: obrigações para não energointensivos;
  • Acordos voluntários e redes de aprendizagem de eficiência energética: sistema de informações.

Com o aprimoramento das políticas existentes e a aplicação dos novos mecanismos propostos, estima-se que a eficiência do setor industrial poderia aumentar cerca de 2%, equivalente a 3 milhões de tep em 2031 (energia total) e 10 TWh (energia elétrica), destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.