Programa Jornada Empreendedora: qualificação profissional de Microempreendedores Individuais (MEIs)

O Programa Jornada Empreendedora apoia a qualificação profissional de Microempreendedores Individuais (MEIs). Saiba mais!

O Programa Jornada Empreendedora apoia a qualificação profissional de Microempreendedores Individuais, de acordo com informações oficiais do Governo Federal.

Programa Jornada Empreendedora: qualificação profissional de Microempreendedores Individuais (MEIs)

Sendo assim, trata-se de uma iniciativa do Ministério da Economia (ME) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que busca ofertar aos Microempreendedores Individuais brasileiros jornadas de capacitação e aprendizagem personalizadas às suas necessidades, a fim de contribuir com o sucesso e o crescimento desses negócios, especialmente em um contexto marcado por grandes transformações tecnológicas e digitais.

Serviços disponíveis

De acordo com o Governo Federal, é possível obter informações detalhadas sobre cada uma das profissões/ocupações exercidas por MEI, com descrição das competências necessárias para exercê-las, ferramentas tecnológicas que precisam ser dominadas e o nível de preparação requerido. 

Além disso, o programa oferece teste das competências possuídas por cada empreendedor, a fim de identificar as competências que ainda precisam ser desenvolvidas para crescer o seu negócio.

Além disso, é possível realizar uma apresentação de uma trilha de aprendizagem personalizada, que endereça as principais necessidades de desenvolvimento profissional. O programa também permite o direcionamento para cursos conectados com a trilha sugerida e escolhidos especificamente para atender às principais necessidades identificadas.   

Passo a passo da utilização dos serviços:

Consulte a profissão MEI que já exercida ou que tem interesse em exercer. A consulta pode se dar diretamente pela busca por nome da profissão/ocupação ou por meio da busca por campo de atuação (comércio; logística e transporte; indústria e construção civil; etc).  

Competências 

Por conseguinte, conheça as principais competências necessárias para exercício da ocupação pesquisada. Avalie as suas competências em relação à ocupação desejada. Para isso, clique no botão “começar” e faça seu login com uma conta de acesso único do governo (conta gov.br) – antigo Brasil Cidadão. Se você ainda não tem sua conta, clique no botão “Criar Conta Gov.br”.  

Assim sendo, após concluir o questionário de teste, receba automaticamente e de maneira gratuita um diagnóstico das competências que você já domina e daquelas que ainda precisa desenvolver para o sucesso do seu negócio.

Trilha sugerida

Na sequência, visualize a trilha de capacitação montada especificamente para o seu perfil e para atender às suas necessidades de desenvolvimento. Desta trilha, selecione os temas nos quais deseja se capacitar. 

Seja direcionado para os cursos de qualificação nos temas indicados, que te ajudarão a desenvolver as competências necessárias. Acesse a plataforma oficial do Governo Federal e comece a sua jornada empreendedora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.