Programa Futuras Cientistas: inscrições estão abertas até o dia 17 de outubro

As inscrições para a Imersão Científica 2023, do Programa Futuras Cientistas, foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (17). Saiba mais!

As inscrições para a Imersão Científica 2023, do Programa Futuras Cientistas, foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (17). A iniciativa é do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

Programa Futuras Cientistas: inscrições estão abertas até o dia 17 de outubro

Segundo destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), estão sendo ofertadas 470 vagas em todo o Brasil para a rede pública de ensino, destinadas a alunas do 2º ano e professoras do ensino médio. 

De acordo com a divulgação oficial, para participar, as interessadas devem preencher um formulário disponível no site gov.br/cetene e verificar as demais documentações solicitadas no edital. As candidatas selecionadas receberão um auxílio de R$483 e material de apoio.

Laboratórios

Conforme destaca a divulgação oficial, em 2023, diversas outras unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) abrirão seus laboratórios para as atividades. 

CNPEM

É o caso do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, São Paulo, um dos maiores centros de pesquisa da América Latina. No CNPEM, os temas vão de matemática aplicada e computacional até a bio e a nanotecnologia. Germinação de soja, análises microestruturais ou de dados e projetos sustentáveis também integram o escopo. 

Imersão científica

Criada em 2012, a imersão científica é uma atividade pioneira, que insere meninas e mulheres em laboratórios de pesquisa para compreenderem, na prática, o cotidiano de uma cientista e da atividade científica, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). 

Nestes 10 anos, 205 meninas foram contempladas pelo programa. Estima-se que 70% das participantes foram aprovadas no vestibular e, deste montante, 80% escolheram áreas de C&T.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a imersão será promovida nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Para a maioria, a atividade será promovida dos dias 3 a 31 de janeiro. 

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), as exceções são os estados do Acre, com atividades programadas de 20 de janeiro a 17 de fevereiro, e do Pará, de 6 a 24 de fevereiro; considerando o calendário letivo de ambas unidades federativas. 

Diversas vagas disponíveis

Das vagas disponíveis, 160 são destinadas a alunas matriculadas em escolas regulares, 160 destinadas a estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), as docentes contarão com 150 vagas e, no escopo geral, 10% das vagas são destinadas preferencialmente a pessoas com necessidades especiais. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) divulga diversas ações para incentivar a ciência e a tecnologia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.