Produtividade baixa no começo da semana? Veja dicas!

Você lida constantemente com a produtividade baixa no começo da semana? Sem dúvidas, isso pode atrapalhar a rotina.

A boa notícia é que existem algumas pequenas ações que já podem proporcionar grandes resultados ao longo dos dias, e nós comentamos sobre algumas delas no decorrer deste texto. Acompanhe!

Como lidar com a produtividade baixa no começo da semana?

A semana pode ser mais produtiva a partir do momento em que fazemos um planejamento que considere:

  • Prioridades.
  • Limites.
  • Métodos.
  • Delegar tarefas.
  • Organização com antecedência.

Esses pilares podem fazer toda a diferença na hora de executarmos as mais diversas tarefas. Por isso, atente-se para algumas ponderações sobre cada um deles:

1. Aprenda a priorizar as demandas

Aprender a priorizar as suas demandas diárias é de suma importância para conseguir combater a produtividade baixa no começo da semana. Sem esse tipo de cuidado, você pode acabar encarando atividades pouco interessantes como importantes, deixando de lado aquelas que realmente valem a pena ser executadas naquele momento.

Portanto, faça uma lista de prioridades, baseando-se na importância da tarefa e, claro, no prazo estabelecido.

2. Saiba dizer “não” quando necessário

Nem sempre nós poderemos absorver todas as demandas que tentam oferecer para nós. Afinal, não somos máquinas, somos seres humanos. Por isso, aprender a dizer “não” quando necessário é imprescindível para ter uma semana mais produtiva.

Caso contrário, você poderá se sobrecarregar, apenas porque tentou agradar alguém, e prejudicar o seu desempenho.

3. Invista em métodos para tarefas repetitivas

Você executa tarefas repetitivas ao longo dos dias? Pense em criar métodos que otimizem essa execução. Por exemplo, se algo é feito em uma sequência lógica, crie uma espécie de processo de “produção” para agir de uma forma mais ordenada e poupar tempo que seria usado para decidir o que fazer a seguir.

Isto é, ao invés de sempre decidir qual será o passo 1, 2 e 3, simplesmente crie um passo a passo único para as mesmas tarefas, pois isso poderá otimizar a execução e, com o passar do tempo, acelerar a sua produtividade.

4. Delegue o que estiver sobrecarregando

Se algo estiver sobrecarregando a agenda, estude a possibilidade de poder delegar tal atividade. Se fizer sentido e for possível, você poderá criar espaços na sua agenda que poderão ajudá-lo a concluir outras demandas importantes.

Porém, é importante aprender a delegar, sabendo estabelecer prazos, cobrar resultados e oferecer um briefing que realmente seja entendível pelo outro.

5. Faça o seu planejamento com antecedência

Por fim, para combater a produtividade baixa no começo da semana é muito importante apostar em um bom planejamento. Se ele acontecer de forma antecipada, ou seja, no domingo, antes de começar a semana de fato, por exemplo, você conseguirá manejar as demandas com mais tranquilidade.

Agende o que precisa ser agendado; desmarque o que irá sobrecarregar; anote todas as tarefas que precisarão ser concluídas; e assim por diante.

Desse modo, há mais chances de você dominar as demandas da semana e, consequentemente, executar tudo de forma mais assertiva e produtiva.

 

Esperamos que este conteúdo possa ter ajudado de alguma forma. Bom rendimento e trabalho para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.