Como a procrastinação pode afetar a nossa vida

procrastinação pode afetar a nossa vida de uma série de maneiras. Quando nos damos conta, ela pode causar prejuízos para o nosso bem-estar e para a nossa saúde mental. É por isso que precisamos manter a atenção quando a procrastinação começa a aparecer com frequência em nossas vidas.

Sendo assim, acompanhe este conteúdo e comece a refletir com a gente sobre o assunto. Quem sabe você descobre formas de lidar melhor com a procrastinação? Confira!

Como a procrastinação pode afetar a nossa vida?

A procrastinação pode afetar a nossa vida de diversas formas. Algumas são mais sutis e silenciosas, mas outras podem ser mais intensas e devastadoras. Devemos ter muito cuidado nesse sentido, para que o ato de procrastinar não se transforme em um hábito. Afinal, se isso acontecer, muita coisa interessante começa a deixar de acontecer em nossas vidas, provocando efeitos negativos em nosso desenvolvimento.

E por falar nesses efeitos, confira algumas das consequências negativas da procrastinação:

1. Saúde mental e emocional abaladas

A nossa saúde mental e emocional pode começar a sofrer os impactos da atitude de deixar as coisas para depois. Para que você possa compreender esse ponto, veja um exemplo:

  • Imagine que você tem o objetivo de ler 10 livros ao longo do ano. Você coloca isso como uma meta no começo do ano, e até se sente empolgado com a ideia. Porém, os meses vão passando, vão passando… Quando você se dá conta, estamos no último trimestre do ano e você só leu dois livros! Em dezembro, percebe que só chegou a marca de 3 – e o terceiro nem terminou ainda. A sensação de frustração pode ser grande.

É claro que o exemplo acima é apenas ilustrativo, mas o que queremos dizer que as nossas emoções podem sofrer impactos com o ato de deixar para depois. Até mesmo a ausência dos exercícios físicos, por conta da procrastinação, podem alterar o equilíbrio cerebral e provocar efeitos em nosso humor. Pense sobre isso.

Ao mesmo tempo, o sentimento de insatisfação e estagnação no estudo e nos trabalhos também pode prejudicar o seu bem-estar, seu autoconceito, autoestima, saúde mental, etc.

2. Diminuição no desempenho no trabalho e estudos

Quando procrastinamos atividades e aprendizagens importantes, o nosso desempenho no trabalho e nos estudos tende a cair. Afinal, se você sempre deixar para fazer as coisas depois, na hora de colocar a mão na massa terá menos tempo disponível. Isso pode reduzir os seus resultados e causar frustrações na sua vida profissional e acadêmica.

Por isso, fique atento! A procrastinação pode afetar a nossa vida de diversas formas e, por isso, devemos evitar esse tipo de comportamento sempre que nos depararmos com ele.

3. Acúmulos e sobrecargas de atividades

Por fim, os acúmulos e sobrecargas de atividades também são uma das formas como a procrastinação pode afetar a nossa vida. Isso porque vamos deixando mil coisas para mais tarde, sem se dar conta de que esse “tarde” vai chegar em algum momento. E quando ele chegar, teremos muitas coisas para fazer e colocar em prática, tornando o nosso trabalho/estudo muito sobrecarregado e difícil de ser “vencido”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.