Problemas interpessoais no ambiente corporativo – como lidar?

Os problemas interpessoais requerem paciência e compreensão. Veja como lidar com isso.

Conseguir lidar com os problemas interpessoais no ambiente corporativo é uma peça-chave para ter uma atmosfera corporativa mais positiva. Afinal, só quem já teve problemas de relacionamento no trabalho sabe o quanto isso pode ser desgastante e até mesmo desmotivador.

Por isso, resolvemos unir algumas dicas que podem lhe ajudar nesse tipo de situação. Esperamos dar algum auxílio a você. Acompanhe e entenda. 😉

Como lidar com problemas interpessoais no ambiente corporativo?

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que estamos falando de relacionamentos humanos e, por isso, não existe um passo a passo “certeiro”. Ou seja, lembre-se de que cada pessoa é única, e devemos construir relações baseadas na paciência e no respeito, a fim de construir laços mais positivos.

Com esse pressuposto em mente, considere as sugestões abaixo como um complemento para a sua atuação diária, e use as nossas dicas como uma força motriz para melhorar as suas relações – mas não pare por aqui. 😉

Vamos lá?

1- Procure ser o exemplo e não fique confrontando os seus colegas

Um bom ponto de partida para lidar com problemas interpessoais no ambiente corporativo é ser um exemplo positivo. Ou seja, não adianta querer relações mais saudáveis se você é a primeira pessoa a levantar o tom de voz ou ofender a alguém, certo?

Portanto, antes de simplesmente confrontar a alguém e ser, até mesmo, ofensivo, considere ser uma pessoa mais tranquila e compreensiva.

2- Saiba conversar com tranquilidade

Seguindo o que foi dito acima, converse com tranquilidade, mesmo quando a situação parecer um pouco desconfortável. Ser uma pessoa serena tende a inibir que os outros ajam de cabeça quente, pois perceberão a sua vontade de resolver o problema.

3- Desenvolva a escuta ativa e diminua os problemas de comunicação

Saiba escutar ativamente os seus colegas de trabalho, pois isso tende a diminuir graves problemas de comunicação.

Para esse resultado, foque sempre no que o outro está dizendo e dê atenção às palavras que ele anuncia. Isto é, evite ficar pensando em outros assuntos e jamais permita que os seus pré-julgamentos atrapalhem a sua escuta.

4- Não seja uma pessoa fechada para feedbacks

Saiba ouvir feedbacks! Isso é muito importante para evitar e lidar com problemas interpessoais no ambiente corporativo. Afinal, muitas vezes os problemas de relacionamento surgem através de um feedback.

Lembre-se de que somos seres humanos e passíveis de erro, mas também considere esses erros como fonte de aprendizagem. Assim sendo, não se sinta ofendido ao receber um feedback negativo, ok?

5- Se a relação não melhorar, reduza-a ao profissional

Se apesar de todas as tentativas você ainda sentir que tem muitos problemas interpessoais, talvez você possa tentar reduzir o relacionamento apenas ao profissional.

Isto é, evite se aproximar muito da pessoa e foque apenas na parte laboral. Não fique abrindo a sua vida pessoal, especialmente se você não se sentir confortável.

Está tudo bem se afastar daqueles que não nos fazem bem. Isso é ser justo com você, que respeita a sua saúde mental, e com o outro, já que você não estará sendo “falso”.

Traga a relação para o lado mais profissional e perceba o quanto isso poderá ser interessante na hora de lidar com problemas interpessoais no ambiente corporativo. 

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