Prisma Fiscal: arrecadação federal acima do esperado aponta falha nas projeções

A arrecadação federal acima do esperado aponta falha nas projeções do Prisma Fiscal. Saiba mais informações do Ministério da Economia!

A arrecadação federal de junho foi 14,6% acima do esperado pelo mercado, de acordo com informações do Ministério da Economia (ME) divulgadas na data desta publicação, 21 de julho de 2022.

Prisma Fiscal: arrecadação federal acima do esperado aponta falha nas projeções

A análise da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (ME) aponta que os efeitos da pandemia e da guerra dificultam as projeções, destaca o próprio Ministério da Economia (ME). Confira informações oficiais do Ministério da Economia (ME) sobre a arrecadação fiscal no primeiro semestre de 2022.

Conjuntura Macroeconômica e Arrecadação Bruta de Tributos Federais

Conforme recente divulgação oficial, a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (ME) (SPE/ME) publicou nesta quinta-feira (21/7) o boletim de análise “Conjuntura Macroeconômica e Arrecadação Bruta de Tributos Federais”. 

O Ministério da Economia (ME) destaca que foram apresentados dados sobre o cenário econômico atual e o histórico de expectativas para a arrecadação federal. A arrecadação total das receitas federais em junho de 2022 foi 14,6% superior ao valor projetado pelo mercado.

Prisma Fiscal

De acordo com as informações oficiais, os dados são do Prisma Fiscal, um sistema de coleta de expectativas de mercado elaborado pela SPE para acompanhar a evolução das principais variáveis fiscais brasileiras.

O Ministério da Economia (ME) destaca que o Prisma Fiscal objetiva analisar a arrecadação total das receitas federais, a receita líquida do Governo Central, a despesa total do Governo Central, os resultados primário e nominal do Governo Central e a dívida bruta do Governo Geral.

Diversos fatores impactaram as últimas projeções oficiais

Segundo a SPE, o erro de previsão do Prisma aumentou significativamente a partir de março de 2020, devido aos efeitos da pandemia na atividade econômica e da guerra na Ucrânia, que também trouxe dificuldades para a realização de projeções. Visto que o mercado foi amplamente impactado por esses fatores externos não controláveis.

Recuperação econômica 

O Ministério da Economia (ME) destaca que, a retomada da atividade econômica tem sido contínua, com destaque recente para a alta no setor de serviços e para a recuperação industrial, como apresentado no último Boletim Macro Fiscal da SPE, de julho de 2022, que revisou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,5% para 2,0%. 

De acordo com dados divulgados pela Secretaria, esse resultado coincide com dados de arrecadação ao longo dos últimos meses, destaca o Ministério da Economia (ME) através de recente divulgação oficial. Acompanhe as informações oficiais do Governo Federal e se atualize quanto aos fatores que impactam a economia de forma ampla.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.