Principais obras de Machado de Assis: resumo para os vestibulares

Confira!

Principais obras de Machado de Assis: resumo para as suas provas

Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores de toda a literatura brasileira. O autor escreveu diversas obras, como contos e romances.

Os livros do escritor são abordados com grande frequência pelas provas mais importantes do Brasil, como os vestibulares e a prova do ENEM. Porém, algumas obras são mais cobradas do que outras, fazendo parte, inclusive, de listas de livros obrigatórios dos vestibulares.

Assim, para que você possa direcionar os seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais obras de Machado de Assis. Vamos conferir!

Principais obras de Machado de Assis: Quincas Borba

O romance Quincas Borba faz parte da trilogia realista de Machado de Assis, ao lado de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.

O protagonista da obra é Rubião, amigo e enfermeiro de Quincas Borba. Quincas era um filósofo que pregava o denominado “humanitismo”. A sua morte é retratada logo no início do romance, uma vez que, como não tinha herdeiros, suas propriedades passaram a ser de Rubião.

Um dia, Rubião decide se mudar para o Rio de Janeiro. No meio do caminho, ele conhece Cristiano e Sofia Palha. Os dois se mostram muito simpáticos, mas pretendem, na verdade, explorar Rubião para se aproveitar de sua fortuna.

Principais obras de Machado de Assis: O Alienista

O Alienista é um pequeno livro publicado em 1882. A obra narra a história do médico Simão Bacamarte, criador de um manicômio.

A partir de determinado momento, Simão passaria a considerar dezenas pessoas como loucas, internando-as.

Quando já mais da metade da população da cidade em que vivia havia sido internada, Simão repensa as suas teorias: conclui que o louco, na verdade, era ele. Assim, ele opta pela sua própria internação.

Principais obras de Machado de Assis: Dom Casmurro

Dom Casmurro é um romance que narra a história dos protagonistas Capitu e Bentinho. Os dois são amigos desde a infância e se tornarão um casal durante a idade adulta. 

Bentinho é amigo de Escobar. A partir de certo momento, porém, Bentinho começa a pensar que a sua esposa o teria traído com o amigo. A partir disso, ele passa a desenvolver uma grande paranóia sobre o ocorrido. Assim, um debate surge entre os leitores: será que Capitu traiu ou não Bentinho? 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.