Dom Casmurro: análise para vestibulares 

Uma análise do romance de Machado de Assis

Dom Casmurro: análise para as suas provas

A obra “Dom Casmurro”, escrita por Machado de Assis, é um dos livros mais famosos de toda a literatura brasileira.

Dessa maneira, não é de se surpreender que o livro seja abordado com frequência por questões de literatura, principalmente nos vestibulares.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com uma breve análise sobre as principais características de Dom Casmurro. Confira!

Dom Casmurro: introdução 

Dom Casmurro é uma obra do ano de 1899. O livro é narrado em primeira pessoa e pode ser considerado um fruto do movimento realista brasileiro, do qual Machado de Assis fazia parte. 

O título da obra, “Dom Casmurro”, é o apelido recebido pelo narrador e protagonista do romance (Bento Santiago, conhecido como Bentinho) logo no primeiro capítulo.

Dom Casmurro: o enredo

A trama criada por Machado de Assis, um dos maiores escritores da literatura brasileira, envolve dois protagonistas: Capitu e Bentinho. Os dois são amigos desde a infância e se tornarão um casal durante a idade adulta. 

Ao mesmo tempo, porém, a mãe de Bentinho quer que ele entre para o seminário, já que ela havia feito uma promessa em relação a isso anos antes. Ela desiste da promessa quando o filho e Capitu organizam um casamento. 

Bentinho é um grande amigo de Escobar e da amizade e da sua relação amorosa com Capitu surgirá um debate entre os fãs do romance: será que Capitu traiu ou não traiu Bentinho? 

No auge do romance de Machado de Assis, Bentinho começa a suspeitar que a sua esposa o teria traído com o seu melhor amigo. A partir desse pensamento, ele passa a desenvolver uma grande paranóia sobre o ocorrido. 

Dom Casmurro: características

Podemos encontrar diversas características típicas da obra de Machado de Assis em Dom Casmurro. Dentre elas, podemos citar a crítica à sociedade brasileira do século XIX: ao inserir a paranoia de Bentinho sobre a traição de Capitu, o escritor critica Bentinho e todo um comportamento social de sua época. Machado de Assis faz uma profunda reflexão sobre a moral e os valores da sociedade do período em que ele mesmo escrevia. 

A obra é marcada também por digressões em sua narrativa, ou seja, interrupções na linearidade da mesma. 

Por fim, podemos mencionar também a presença da ironia, típica das obras de Machado, e da metalinguagem, uma vez que o romance dialoga com o leitor, comentando sobre a própria narrativa. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.