A Mão e a Luva: análise para ENEM e vestibulares

Uma análise literária da obra

A Mão e a Luva: resumo para ENEM e vestibulares

O livro “A Mão e a Luva” foi escrito por Joaquim Maria Machado de Assis, um dos principais escritores da literatura brasileira.

A obra é abordada com frequência por questões de literatura, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM.

Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com uma análise sobre as principais características de A Mão e a Luva. Confira!

A Mão e a Luva: introdução

A Mão e a Luva é o segundo romance escrito por Machado de Assis. A obra foi publicada enquanto o autor ainda vivia a sua fase romântica e, dessa maneira, podemos observar diversos aspectos do Romantismo dentro da narrativa do livro.

A Mão e a Luva: o enredo

A Mão e a Luva conta a história de Guiomar, uma jovem de origem humilde que é afilhada de uma baronesa. Ela possui apenas 17 anos e enfrenta a difícil decisão de escolher um dentre três pretendentes para se casar.

O primeiro deles é Estevão, que possui sentimentos sinceros em relação à Guiomar. Jorge, por sua vez, deseja casar com a jovem para conseguir ascender socialmente. Luís Alves, por sua vez, é um homem frio e parece não possuir intenções sérias.

A Mão e a Luva: análise

O romance pode ser considerado parte do movimento romântico, uma vez que diversas características do mesmo estão presentes na obra. Porém, Machado de Assis propõe uma nova perspectiva sobre o amor: o escritor foge da idealização do sentimento realizada por outros autores do Romantismo, aproximando-se do Realismo. Assim, apesar da trama ser tipicamente romântica, a perspectiva dos personagens sobre os acontecimentos pode ser considerada inovadora. A protagonista, por exemplo, entende o seu papel dentro da sociedade carioca da época: ela precisa se casar não por amor, mas para manter o seu status adquirido por meio da baronesa.

Machado de Assis realiza, dessa forma, um retrato do pensamento dos indivíduos que viviam na sociedade de seu tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.