Tudo o que você precisa saber sobre Machado de Assis para os VESTIBULARES

Machado de Assis: Tudo o que você precisa saber sobre o autor

Machado de Assis é um dos maiores escritores de toda a literatura brasileira. Os seus livros são muito famosos e reconhecidos. Dessa forma, o autor aparece com frequência nos maiores vestibulares do país.

Assim, se você deseja obter um alto desempenho na prova de literatura de qualquer vestibular, é essencial que você domine as principais características desse autor.

Machado de Assis: Introdução

Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores um dos maiores senão o maior nome da literatura do Brasil.

Machado é considerado um observador agudo da sociedade de sua época. Em suas obras, ele trata de assuntos cotidianos, mas, ao mesmo tempo, oferece diversas reflexões sobre o comportamento humano.

O autor fez parte de dois movimentos literários: o Romantismo e o Realismo. Dessa maneira, não é de se surpreender que Machado de Assis é um dos nomes que mais já apareceram entre as leituras obrigatórias para vestibulares de todo o Brasil.

Machado de Assis: Características

Suas obras têm marcas bem definidas.

Em primeiro lugar, Machado conversa diretamente com o leitor, intervém na narrativa, comenta o próprio romance, filosofa, bisbilhota a vida das personagens, lembrando-nos de que atrás do narrador está o artista

Além disso, Machado constrói personagens profundos e utiliza muito da ironia em suas obras (característica muito cobrada nos vestibulares).

Igualmente, a digressão também é uma das marcas do autor. Isso significa que, em muitos momentos, Machado interrompe a narrativa e conta detalhes sobre algo que aconteceu anteriormente.

Para o vestibular, é importante também ficar atento à intertextualidade de Machado, que usa outros textos como referência em suas obras.

Machado de Assis: O que estudar para os vestibulares?

É importante também conhecer as obras do autor, pois, atráves delas, podemos conhecer também os tipos narrativos usados por Machado, suas abordagens e suas análises da sociedade.

Abaixo, podemos observar uma lista das principais obras de Machado de Assis que podem aparecer nos vestibulares:

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas
  • Dom Casmurro
  • Esaú e Jacó
  • Várias Histórias
  • Contos Definitivos
  • O Espelho
  • A mulher de Preto
  • Uma Senhora
  • O Alienista
  • Pai Contra Mãe
  • Quincas Borba

Muitos desses clássicos de Machado já foram cobrados em vestibulares anteriores e podem voltar a ser cobrados em provas futuras.

Além disso, você pode aproveitar a leitura dessas obras também para desenvolver uma leitura crítica e para ganhar repertório para as suas redações

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.