Preços dos produtos agropecuários e da aquicultura são reajustados

Os produtos agropecuários e da aquicultura tiveram os preços de referência atualizados, de acordo com o Mapa. Saiba mais!

Os produtos agropecuários e da aquicultura tiveram os preços de referência atualizados, levando-se em conta a evolução dos custos de produção e/ou os preços médios praticados no mercado, de acordo com informações oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Preços dos produtos agropecuários e da aquicultura são reajustados

De acordo com divulgação oficial realizada na data desta publicação, os preços fixados por Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) terão vigência a partir do ano agrícola 2022/2023 e servem para efeito de cálculo dos valores dos créditos de comercialização concedidos por meio de Financiamento Especial para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE) e Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP).

Financiamentos FEE e FGPP

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) explica que os financiamentos pelo Financiamento Especial para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE) são destinados aos produtores rurais e às pessoas físicas e jurídicas que se dedicam à atividade agropecuária e à exploração da aquicultura.

O Financiamento para Garantia de Preços ao Produtor (FGPP) é destinado às cooperativas, agroindústrias e outras empresas que se dedicam ao beneficiamento ou à industrialização dos produtos amparados, desde que garantam o pagamento de, no mínimo, o preço de referência fixado ao produtor.

Produtos agro

Entre os produtos de culturas de inverno para Financiamento Especial para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE) estão o alho, aveia, canola, cevada, girassol e o triticale. Sementes de aveia, cevada, girassol e triticale também estão amparadas. Nas culturas de verão e regionais, inclui-se amendoim (grão e semente), cana de açúcar, castanha de caju, casulo de seda, guaraná, mamona (baga) e milho de pipoca. 

Outros produtos que tiveram seus preços reajustados foram abacaxi, acerola, banana, goiaba, lã ovina (Ideal e Merino, Corriedale, Romney e cruzamentos e demais), maçã, mamão, manga, maracujá, mel de abelha, morango, pêssego, suíno vivo e tomate industrial, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Produtos da aquicultura

Entre os produtos da aquicultura estão o camarão branco do Pacífico Litopenaeus  vannamei, carpa, curimatã, lambari, curimbatá, matrinxã, ostra, pacu e patinga, panga, pintado, cachara, cachapira, pintachara e surubim, pirapitinga, pirarucu, tambacu e tambatinga, tambaqui (acima de 2,5 kg), tilápia, truta e vieira.

A proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em reunião realizada na última quinta-feira (18) e consta da Resolução  N° 5.036 (18/08/2022). 

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é um órgão colegiado presidido pelo ministro da Economia e composto pelo presidente do Banco Central e pelo secretário Especial de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, explica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.