Pradarias: Entenda esse tipo de vegetação

As pradarias revelam um espécie de vegetação herbácea fechada parecidas com estepes, ou melhor, tomada de vegetação rasteira como grama e capim, em grandes planícies sem a presença de árvores e arbustos, na maioria das vezes estão próximas a desertos. 

Se assemelham a estepes, contudo, há uma diferença básica entre as duas vegetações. As pradarias desenvolvem-se em climas úmidas, em contrapartida os estepes em climas secos. 

Essa vegetação no Brasil está presente na região dos Pampas, utilizada sobretudo como pastagem no desenvolvimento da pecuária. Ademais, como o solo é muito fértil por conta do húmus presente nele, utiliza-se para agricultura também. 

As pradarias estão presentes em boa parte do mundo, nos continentes da América do Sul, América do Norte, parte da continente europeu e Ásia central. 

Vegetações poderão aparecer nas provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Desse modo, vale a pena entender melhor para estudar!

Climas e tipos de pradarias

As pradarias na maioria das vezes ocorrem em regiões de clima temperado, contemplados com verão e primavera com períodos de chuvas e inverno e outono com escassez de chuvas. 

Dito isso, podemos destacar dois tipos principais de pradarias:

  • Pradarias tropicais: Contempladas com clima seco e elevadas temperaturas 
  • Pradarias temperadas: Contempladas com clima úmido e temperaturas que podem variar. 

Ademais, a fauna e flora desse tipo de vegetação compõe uma paisagem quase que homogênea, formada por uma vegetação rasteira com gramíneas e plantas leguminosas.
A fauna é composta por diversas espécies de aves e mamíferos, além de répteis e insetos. 

Classificação e problemas ambientais

As pradarias possuem três tipos de classificação, veja:

  • Alta: Contempladas com gramíneas altas, presentes em regiões úmidas
  • Baixa: Presença de vegetação rasteira baixa, desenvolvida em locais secos. 
  • Mista: Vegetação diversificada, encontra-se flores e possui um solo extremamente fértil. 

Por fim, as pradarias também sofre com os problemas ambientais. A pecuária extensiva e a monocultura, acabam afetando demais esse tipo de vegetação, por conta do elevado número de queimadas, elas acabam expostas ao processo de desertificação. 

A partir daí, o solo fica pobre e não consegue mais regenerar-se, alterando diretamente a fauna e flora da região e corroborando para aumentar ainda mais os problemas ambientais. 

E então, o que achou do artigo sobre pedrarias?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.