Poupatempo: o que é e principais atribuições

Ele foi pensado para agilizar e facilitar a vida do cidadão

O Poupatempo é uma espécie de ponto de prestação de serviços. Criado em 1997, em São Paulo, ele tem como público-alvo as pessoas que buscam por informações de fontes seguras e também os mais diversos serviços públicos. A principal proposta do serviço é agilizar e simplificar processos para as pessoas. Saiba mais na matéria desta segunda-feira (20) do Notícias Concursos.

A criação do Poupatempo promoveu a oferta dos mais diversos serviços burocráticos de forma mais simplificada no estado de São Paulo. Suas unidades físicas oferecem uma grande gama de serviços que podem ser realizados simplificadamente, visando economizar tempo. Descubra tudo que pode ser feito através deste serviço.

Assim, leia: Quem tem direito à justiça gratuita? Saiba mais

Poupatempo: o que é e principais atribuições
Poupatempo: o que é e principais atribuições – Governo de São Paulo

Principais serviços prestados pelo Poupatempo

Entre as atividades exercidas pelas unidades de serviço, podemos destacar a renovação de carteira de identidade, que precisam ser atualizadas a cada 10 anos. Por lá também se emite segunda via de CNH.

Existem por volta de 70 unidades espalhadas por todo estado de São Paulo. De acordo com informações fornecidas pelo órgão, cerca de 4 milhões de pessoas solicitam atendimento nas unidades do Poupatempo todos os meses.

Através dos canais digitais, como site e aplicativo, o cidadão também pode solicitar a segunda via de vários documentos. Por exemplo, IPTU, certidão negativa de CPF, certidão negativa de imóveis e certidão negativa de débitos.

Dessa forma, veja: BPC pode ter a carteira assinada? Saiba a resposta

Poupatempo online

Com a pandemia, as agências do serviço se fecharam, e com isso, houve uma aceleração do processo de informatização dos dados. Assim, as pessoas passaram a realizar o autoatendimento.

Agora, de acordo com o estado de São Paulo, os atendimentos online representam cerca de 85% dos serviços prestados. Entre os mais realizados pelas pessoas estão todas as funcionalidades referentes a vacina da Covid, como o comprovante de vacinação.

As pessoas também têm buscado bastante pelo atestado de antecedentes criminais, consulta de IPVA e consulta de pontos na carteira de habilitação. A preferência é que os serviços sejam buscados primeiramente no site e apenas em casos que não seja possível o atendimento online é que a pessoa deve se dirigir a uma unidade física.

De acordo com pesquisas realizadas com os usuários do sistema, o Poupatempo tem boa avaliação entre as pessoas. Elas afirmam que ele realmente ajuda a economizar tempo e possui efetividade na resolução das questões burocráticas.

Então, veja: Como consultar contas de FGTS: veja como fazer e o quanto pode sacar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.