Poupança: resultado de um processo orgânico e comportamental

Poupança: resultado de um processo orgânico e comportamental

A poupança pode ser o resultado de um processo orgânico e de uma mudança comportamental. Veja dicas adaptáveis!

É possível gerar economia doméstica de maneira planejada, viabilizando uma poupança como resultado de um processo orgânico que modifique seu comportamento de consumo.

Poupança: resultado de um processo orgânico e comportamental

Para isso, é fundamental que você obtenha um mapeamento sobre a sua situação financeira no momento atual. Sendo assim, você pode utilizar ferramentas para gestão como o Trello ou aplicativos de gestão financeira.

Controle a sua rotina por meio de ferramentas de gestão

Visto que são ferramentas que facilitam as análises e permitem que você faça um melhor controle de sua rotina, de modo que você possa saber exatamente qual é o caminho de cada centavo do seu dinheiro. Uma vez que esse controle é primordial para que você analise possíveis mudanças na sua rotina. Entretanto, tais mudanças não precisam de radicalismo. 

Analise possíveis mudanças na sua rotina

Você pode trocar um cartão de crédito comum por uma opção de cartão de crédito sem anuidade; ao passo que também você pode trocar uma conta bancária comum por uma conta bancária digital, considerando que as fintechs são excelentes fontes de serviços bancários e financeiros; ao passo que isentam o cliente final de tarifas.

Crie um fluxo positivo

Dessa forma, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança, considerando que você está criando um fluxo positivo, de modo que a poupança seja o resultado de um processo orgânico dentro da movimentação planejada da sua rotina.

Posteriormente, você poderá destacar valores mais importantes para que você faça um planejamento mais concreto. No entanto, no começo do seu fluxo financeiro, cada mudança comportamental deve gerar um valor para a poupança, ainda que seja um valor irrisório.

Visualize de maneira tangível a sua mudança comportamental

Dessa forma, você estará visualizando de maneira tangível a sua mudança comportamental; o que poderá servir de estímulo para que você construa uma relação positiva com o seu dinheiro e questione seus impulsos de compra.

 Não abdique desse tipo de controle

Certamente, é possível que você verifique mudanças completamente cabíveis dentro do seu estilo de vida e das suas possibilidades. Entretanto, é relevante também que não abdique desse tipo de controle; já que esse controle permite que você registre algo que já acontece na sua rotina.

Sendo assim, ao abdicar desse tipo de controle, você apenas irá postergar um processo que poderá aumentar o seu nível de endividamento, de modo que você não obtenha clareza sobre suas metas pessoais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.